Competências Gerenciais (esperadas versus percebidas) de Professores-gestores de Instituições Federais de Ensino Superior: percepções dos professores de uma Universidade Federal

Milka Alves Correia Barbosa, José Ricardo Costa de Mendonça, Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé

Resumo


Este trabalho analisou as competências gerenciais (competências esperadas e competências percebidas) associadas ao papel de professor-gestor em universidades federais à luz do modelo proposto por Mendonça et al. (2012). Argumenta-se que o papel social de professor-gestor é composto pelas competências gerenciais, que, em alguns asectos, são diferentes daquelas exigidas em outras facetas do papel de professor do Ensino Superior. O estudo foi de abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com professores-gestores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A análise de conteúdo, com o suporte do software Atlas.ti, foi adotada para análise dos dados. As competências gerenciais esperadas indicaram aproximação com os componentes cognitivo, comportamental, ético e político assinalados por Mendonça et al. (2012) para os saberes de gestão. Sobre as competências gerenciais percebidas, os entrevistados acreditam possuir aquelas caracterizadas por componentes políticos, interpessoais e éticos. Acredita-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir com o entendimento sobre as competências dos professores-gestores de instituições federais de ensino superior.


Palavras-chave


Professor-Gestor; Competências gerenciais esperadas; Competências gerenciais percebidas; Instituição de Ensino Superior

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.344

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2016 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia