Competências Gerenciais (esperadas <i>versus</i> percebidas) de Professores-gestores de Instituições Federais de Ensino Superior: percepções dos professores de uma Universidade Federal

Autores

  • Milka Alves Correia Barbosa Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL
  • José Ricardo Costa de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE
  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.344

Palavras-chave:

Professor-Gestor, Competências gerenciais esperadas, Competências gerenciais percebidas, Instituição de Ensino Superior

Resumo

Este trabalho analisou as competências gerenciais (competências esperadas e competências percebidas) associadas ao papel de professor-gestor em universidades federais à luz do modelo proposto por Mendonça et al. (2012). Argumenta-se que o papel social de professor-gestor é composto pelas competências gerenciais, que, em alguns asectos, são diferentes daquelas exigidas em outras facetas do papel de professor do Ensino Superior. O estudo foi de abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com professores-gestores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A análise de conteúdo, com o suporte do software Atlas.ti, foi adotada para análise dos dados. As competências gerenciais esperadas indicaram aproximação com os componentes cognitivo, comportamental, ético e político assinalados por Mendonça et al. (2012) para os saberes de gestão. Sobre as competências gerenciais percebidas, os entrevistados acreditam possuir aquelas caracterizadas por componentes políticos, interpessoais e éticos. Acredita-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir com o entendimento sobre as competências dos professores-gestores de instituições federais de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milka Alves Correia Barbosa, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL

Doutora em Administração pela UFPE.

Áreas de interesse em pesquisa: modelos de gestão em instituições de educação, gestão de pessoas, competências e papéis gerenciais, ensino e pesquisa em Administração.

José Ricardo Costa de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Doutor em Administração pela UFRGS

Áreas de interesse em pesquisa: competências profissionais; metodologia de pesquisa qualitativa; ensino/aprendizagem e EAD; novas tecnologias para o ensino superior; políticas públicas para EAD; e gestão pública.

Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE

Doutora em Administração pela UFPE

Áreas de interesse em pesquisa: relações de trabalho, representações sociais, impactos da nova morfologia do trabalho, sindicalismo e movimento operário; e Ensino e Pesquisa em Administração (competências profissionais e docentes; educação a distância; incorporação das TIC ao processo ensino-aprendizagem).

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

Barbosa, M. A. C., Mendonça, J. R. C. de, & Cassundé, F. R. de S. A. (2016). Competências Gerenciais (esperadas <i>versus</i> percebidas) de Professores-gestores de Instituições Federais de Ensino Superior: percepções dos professores de uma Universidade Federal. Administração: Ensino E Pesquisa, 17(3), 439–473. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.344