CARACTERIZAÇÃO DAS COOPERAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DAS UNIVERSIDADES

Fabricio Baron Mussi

Resumo


A presente pesquisa buscou caracterizar as cooperações em que a universidade se constitui em uma das partes envolvidas e, em especial, os relacionamentos nos moldes Universidade-Empresa (U-E), Universidade-Universidade (U-U) e Universidade-Institutos de Pesquisa (U-IP). Na pesquisa, de natureza descritiva, foram empregados métodos de natureza qualitativa e quantitativa. Constatou-se que parte significativa do referencial disponível a respeito desse tema ainda está centrada nas relações entre universidades e empresas. Para os itens que compõem as dimensões de facilitadores, dificultadores, motivadores e determinantes da cooperação interinstitucional, verificou-se que existem diferenças de acordo com o tipo de parceiro com o qual as instituições acadêmicas se envolvem. Observou-se, ainda, que cada tipo de interação possui determinadas especificidades com relação ao instrumento contratual que norteia a cooperação. Outra constatação concerne à predominância de pesquisas conjuntas na área de ciências exatas. Uma vez identificados os fatores que interferem nas cooperações interinstitucionais, sugere-se, como potencial pesquisa futura, avaliar a contribuição de cada fator por intermédio das técnicas de regressão quantílica.


Palavras-chave


Cooperação interinstitucional; Universidades; Empresas; Institutos de pesquisa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n2.370

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2016 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia