CARACTERIZAÇÃO DAS COOPERAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DAS UNIVERSIDADES

Autores

  • Fabricio Baron Mussi Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n2.370

Palavras-chave:

Cooperação interinstitucional, Universidades, Empresas, Institutos de pesquisa

Resumo

A presente pesquisa buscou caracterizar as cooperações em que a universidade se constitui em uma das partes envolvidas e, em especial, os relacionamentos nos moldes Universidade-Empresa (U-E), Universidade-Universidade (U-U) e Universidade-Institutos de Pesquisa (U-IP). Na pesquisa, de natureza descritiva, foram empregados métodos de natureza qualitativa e quantitativa. Constatou-se que parte significativa do referencial disponível a respeito desse tema ainda está centrada nas relações entre universidades e empresas. Para os itens que compõem as dimensões de facilitadores, dificultadores, motivadores e determinantes da cooperação interinstitucional, verificou-se que existem diferenças de acordo com o tipo de parceiro com o qual as instituições acadêmicas se envolvem. Observou-se, ainda, que cada tipo de interação possui determinadas especificidades com relação ao instrumento contratual que norteia a cooperação. Outra constatação concerne à predominância de pesquisas conjuntas na área de ciências exatas. Uma vez identificados os fatores que interferem nas cooperações interinstitucionais, sugere-se, como potencial pesquisa futura, avaliar a contribuição de cada fator por intermédio das técnicas de regressão quantílica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Baron Mussi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Doutorando em Administração pela PUC/PR. Áreas de interesse em pesquisa: Cooperação interinstitucional; sustentabilidade; inovação.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

Mussi, F. B. (2016). CARACTERIZAÇÃO DAS COOPERAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DAS UNIVERSIDADES. Administração: Ensino E Pesquisa, 17(2), 327–354. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n2.370

Edição

Seção

Artigos