RACIONALIDADE LIMITADA: UMA ANÁLISE DOS MANUAIS DIDÁTICOS DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Publicado
2016-08-31
Palavras-chave: Comportamento, Organização, Dimensões

    Autores

  • Daniela Teixeira Dias Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS
  • Gustavo Bernardino Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS
  • Jean Carlos da Silva Américo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS
  • Elcio Gustavo Benini Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

Resumo

O objetivo deste artigo consistiu em analisar como o conceito de racionalidade limitada tem sido tratado nos manuais didáticos de Teoria Geral da Administração, com base em termos de qualidade e aprofundamento. Para tanto, foram utilizados três manuais didáticos disponibilizados pela Biblioteca Central da Universidade Federal Alfa, quais sejam: “Teoria Geral da Administração”, de autoria de Motta e Vasconcelos (Manual A); “Introdução à Administração”, de Chiavenato (Manual B); e “Administração: Teoria e Processos”, dos autores Caravantes, Caravantes e Kloeckener (Manual C). Esses foram observados com base na análise de conteúdo em quatro dimensões definidas a priori: delimitação da abordagem e qualidade das referências; dimensão histórico-concreta; dimensão das relações; e dimensão teórica. Os resultados evidenciaram que todos os manuais apresentaram considerações quanto ao pressuposto de racionalidade limitada e fizeram referência a Simon e Barnard, embora não tenham discutido as obras e suas contribuições de forma mais extensiva. O Manual A foi o mais completo nos eixos de análise aqui expostos. O Manual B se voltou a uma discussão teórica sumarizada e sintética. Já o Manual C definiu e conceituou a racionalidade limitada e foi o único a descrever os tipos de racionalidade apresentados por Simon.

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Como Citar
Dias, D. T., Bernardino, G., Américo, J. C. da S., & Benini, E. G. (2016). RACIONALIDADE LIMITADA: UMA ANÁLISE DOS MANUAIS DIDÁTICOS DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 17(2), 217-244. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n2.419