RACIONALIDADE LIMITADA: UMA ANÁLISE DOS MANUAIS DIDÁTICOS DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n2.419Palavras-chave:
Comportamento, Organização, DimensõesResumo
O objetivo deste artigo consistiu em analisar como o conceito de racionalidade limitada tem sido tratado nos manuais didáticos de Teoria Geral da Administração, com base em termos de qualidade e aprofundamento. Para tanto, foram utilizados três manuais didáticos disponibilizados pela Biblioteca Central da Universidade Federal Alfa, quais sejam: “Teoria Geral da Administração”, de autoria de Motta e Vasconcelos (Manual A); “Introdução à Administração”, de Chiavenato (Manual B); e “Administração: Teoria e Processos”, dos autores Caravantes, Caravantes e Kloeckener (Manual C). Esses foram observados com base na análise de conteúdo em quatro dimensões definidas a priori: delimitação da abordagem e qualidade das referências; dimensão histórico-concreta; dimensão das relações; e dimensão teórica. Os resultados evidenciaram que todos os manuais apresentaram considerações quanto ao pressuposto de racionalidade limitada e fizeram referência a Simon e Barnard, embora não tenham discutido as obras e suas contribuições de forma mais extensiva. O Manual A foi o mais completo nos eixos de análise aqui expostos. O Manual B se voltou a uma discussão teórica sumarizada e sintética. Já o Manual C definiu e conceituou a racionalidade limitada e foi o único a descrever os tipos de racionalidade apresentados por Simon.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.