MÉTODO DO CASO: “NÃO SEI, NÃO ...” ENFRENTANDO AS BARREIRAS À IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.42Palavras-chave:
caso de ensino, método do caso, didática de ensino, pós-graduação, método ativo de ensinoResumo
Este caso de ensino foi elaborado para possibilitar a discussão sobre vantagens e desvantagens da adoção de métodos de ensino centrados no aluno, com particular ênfase no método do caso. O público alvo desse caso são docentes na condição de alunos em cursos de mestrado ou doutorado, nas disciplinas de metodologia de ensino ou didática do ensino superior, bem como em cursos de extensão para formação ou aperfeiçoamento de professores. O caso apresenta o dilema vivido por Cosmo, jovem professor recém-contratado pelo iesg (Instituto de Educação Superior em Gestão), que deseja adotar o método do caso como prática docente em um ambiente institucional com experiências didáticas distintas e heterogêneas. Apresenta também a visão de diversos atores da instituição, discutindo o desafio em harmonizar a estratégia didática da instituição e a prática individual e cultural de seus profissionais. O caso busca estimular a reflexão sobre as barreiras e ações necessárias à adoção institucional do método do caso, refletidas em três níveis da organização: o corpo docente, o corpo discente e o conjunto da estrutura institucional.
Palavras-chave:
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.