ÉTICA NOS NEGÓCIOS: O CASO DA AR CONSULTORIA LTDA

Publicado
2014-03-31
Palavras-chave: ética, corrupção, tomada de decisão

    Autores

  • Fernando Fantoni Bencke Universidade do Oeste de Santa Catarina, Chapecó/SC
  • Sylvia Maria Azevedo Roesch Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul / RS
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS

Resumo

A AR Consultoria Ltda., dos sócios e irmãos Alfredo e Rodolfo, especializada na venda de produtos químicos e na prestação de serviços para agroindústrias, nasceu com base em uma oportunidade visualizada por Rodolfo, tornar-se fornecedor da empresa em que trabalhava. Funcionário de uma agroindústria da cidade de Chapecó/SC possuía conhecimentos técnicos e uma ótima relação com seus colegas superiores e subordinados. Procurou a empresa na qual era funcionário e ofereceu produtos similares, mais eficientes e com preços menores aos
praticados pelos fornecedores atuais, mas se deparou com algo que não tinha conhecimento: a corrupção. Surgira o primeiro desafio ético da AR Consultoria: o pagamento de um “extra por fora” para se tornar fornecedor. Alfredo, recém-formado em Administração, empolgado com a possibilidade e oportunidade de empreender, aos poucos conheceu as dificuldades em iniciar um negócio próprio, a alta carga tributária, falta de incentivos, falta de crédito no mercado e a oportunidade de “ganhar um pouco mais” vendendo sem nota fiscal. Essas e outras situações marcaram as dificuldades de início da abertura de mercado da AR Consultoria Ltda. O objetivo do caso é apresentar uma situação real, presente em alguns ramos e setores organizacionais
e que exija do leitor uma tomada de decisão, uma postura ética diante dos desafios morais apresentados.

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Como Citar
Bencke, F. F., Roesch, S. M. A., & Olea, P. M. (2014). ÉTICA NOS NEGÓCIOS: O CASO DA AR CONSULTORIA LTDA. Administração: Ensino E Pesquisa, 15(1), 13-91. https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.43