Aprendizagem baseada em projetos: a educação diferenciada para o século XXI. Tradução: Fernando de Siqueira Rodrigues, Porto Alegre: Penso, 2015. Escrito por William N. Bender
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.440Palavras-chave:
Educação, Aprendizagem Baseada em ProjetosResumo
A escola, em seus objetivos educacionais, enfrenta o desafio de mobilizar os estudantes, frente à competição com outros interesses, que disputam a atenção deles, na rotina diária. O livro “A Aprendizagem Baseada em Projeto” (ABP) apresenta uma metodologia apropriada para as salas de aula do século XXI, na qual se exige que a experiência de ensino-aprendizagem seja profunda, para ser transformadora. Para satisfazer tais anseios pedagógicos e lidar com as constantes mudanças e atualizações tecnológicas que despontam no mundo e encontram ressonância na escola, a ABP propõe trabalhar com os estudantes promovendo a auto-iniciativa, com questões e problemas do mundo real, que sejam significativos para eles, determina o modo de abordar tais problemas e estabelecer uma ação cooperativa em busca de soluções. O autor do livro desenvolve os aspectos da aplicação da ABP, de uma maneira muito prática, ilustra com exemplos de projetos e indica sites para consulta, e embora todos os capítulos sejam importantes, ressalta-se o capítulo 6, que trata das oportunidades e opções da avaliação discente. No final desta resenha, apresenta-se uma reflexão da realidade brasileira, e a influência que esta metodologia pode exercer na educação, ao propor trabalhar com os estudantes de maneira ativa, onde “aprende-se fazendo”, porém dentro de questões e problemas da realidade nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.