Project-Based Learning: Differentiating Instruction for the 21st Century 1st Edition, 2012

Authors

  • Luis Eduardo Cipolla Escola superior de Propaganda e Marketing, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.440

Keywords:

Project-based learning

Abstract

A escola, em seus objetivos educacionais, enfrenta o desafio de mobilizar os estudantes, frente à competição com outros interesses, que disputam a atenção deles, na rotina diária. O livro “A Aprendizagem Baseada em Projeto” (ABP) apresenta uma metodologia apropriada para as salas de aula do século XXI, na qual se exige que a experiência de ensino-aprendizagem seja profunda, para ser transformadora. Para satisfazer tais anseios pedagógicos e lidar com as constantes mudanças e atualizações tecnológicas que despontam no mundo e encontram ressonância na escola, a ABP propõe trabalhar com os estudantes promovendo a auto-iniciativa, com questões e problemas do mundo real, que sejam significativos para eles, determina o modo de abordar tais problemas e estabelecer uma ação cooperativa em busca de soluções. O autor do livro desenvolve os aspectos da aplicação da ABP, de uma maneira muito prática, ilustra com exemplos de projetos e indica sites para consulta, e embora todos os capítulos sejam importantes, ressalta-se o capítulo 6, que trata das oportunidades e opções da avaliação discente. No final desta resenha, apresenta-se uma reflexão da realidade brasileira, e a influência que esta metodologia pode exercer na educação, ao propor trabalhar com os estudantes de maneira ativa, onde “aprende-se fazendo”, porém dentro de questões e problemas da realidade nacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luis Eduardo Cipolla, Escola superior de Propaganda e Marketing, São Paulo/SP

Mestre em Gestão Internacional pela ESPM

Published

2016-09-01

How to Cite

Cipolla, L. E. (2016). Project-Based Learning: Differentiating Instruction for the 21st Century 1st Edition, 2012. Administração: Ensino E Pesquisa, 17(3), 567–585. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.440