Project-Based Learning: Differentiating Instruction for the 21st Century 1st Edition, 2012
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.440Keywords:
Project-based learningAbstract
A escola, em seus objetivos educacionais, enfrenta o desafio de mobilizar os estudantes, frente à competição com outros interesses, que disputam a atenção deles, na rotina diária. O livro “A Aprendizagem Baseada em Projeto” (ABP) apresenta uma metodologia apropriada para as salas de aula do século XXI, na qual se exige que a experiência de ensino-aprendizagem seja profunda, para ser transformadora. Para satisfazer tais anseios pedagógicos e lidar com as constantes mudanças e atualizações tecnológicas que despontam no mundo e encontram ressonância na escola, a ABP propõe trabalhar com os estudantes promovendo a auto-iniciativa, com questões e problemas do mundo real, que sejam significativos para eles, determina o modo de abordar tais problemas e estabelecer uma ação cooperativa em busca de soluções. O autor do livro desenvolve os aspectos da aplicação da ABP, de uma maneira muito prática, ilustra com exemplos de projetos e indica sites para consulta, e embora todos os capítulos sejam importantes, ressalta-se o capítulo 6, que trata das oportunidades e opções da avaliação discente. No final desta resenha, apresenta-se uma reflexão da realidade brasileira, e a influência que esta metodologia pode exercer na educação, ao propor trabalhar com os estudantes de maneira ativa, onde “aprende-se fazendo”, porém dentro de questões e problemas da realidade nacional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing a manuscript in the journal Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), the authors declare that the work is of their exclusive authorship and therefore assume full responsibility for its content. The authors grant RAEP a non-exclusive rights license to use the work in the following ways:
(1) Sell and / or distribute the work in hard copies or electronic format.
(2) Distribute parts of the work as a whole to promote the journal through the internet and other digital and printed media.
(3) Record and reproduce the work in any format, including digital media.
Authors and readers are permitted to share the material, use it in classes, for presentations and also for other purposes, and to create new knowledge based on any RAEP publication, as long as the due credit is attributed to the original work and the respective author(s), through citations, references, and other means.
The journal adopts preventive measures to identify plagiarism using software designed for this purpose.
RAEP does not charge authors for the article submission nor for the publishing of approved articles.
In line with the journal's policies, each published article will be given a Creative Commons CC-BY 4.0 license.