OS CHINESES ESTÃO CHEGANDO! O QUE FAZER COM MEU MARKETING MIX? O CASO DA RAMADHES & CIA LTDA

João Batista Soares Neto, Anielson Barbosa da Silva, André Gustavo Carvalho Machado

Resumo


Este caso descreve, com base em fatos reais, a situação de mercado vivenciada pelo Sr. Rodrigo Ramadhes, diretor da Ramadhes & Cia Ltda., empresa situada no interior de Minas Gerais com mais de 60 anos de história. A empresa é uma das principais produtoras de cintos, mochilas e bolsas da América do Sul. Ao longo dos anos 2000, o grupo Ramadhes & Cia Ltda. desenvolveu, dentro do seu mix de acessórios, a linha de cintos Madhes, principal produto da empresa e seu sucesso era creditado às políticas do composto de Marketing que conseguiram alinhar o preço, o canal de distribuição e um mix de comunicação a uma concepção de marca pautada em atributos e benefícios funcionais. À luz do Marketing mix, o cenário era favorável para os cintos
Madhes, mas o crescimento do pib e dos produtos chineses, entre eles o cinto, incomodava Rodrigo Ramadhes, que chegava a pensar em transferir o parque fabril da Ramadhes & Cia Ltda. de Minas Gerais para a China em busca de uma maior competitividade. Ele refletia diariamente quais as eventuais implicações desta possível transferência para o composto de Marketing da empresa, diante de uma situação presente favorável, sólida e promissora em termos de mercado.


Palavras-chave


composto de Marketing; posicionamento; marca

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.46

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2014 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia