OS CHINESES ESTÃO CHEGANDO! O QUE FAZER COM MEU MARKETING MIX? O CASO DA RAMADHES & CIA LTDA

Autores

  • João Batista Soares Neto Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB
  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB
  • André Gustavo Carvalho Machado Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.46

Palavras-chave:

composto de Marketing, posicionamento, marca

Resumo

Este caso descreve, com base em fatos reais, a situação de mercado vivenciada pelo Sr. Rodrigo Ramadhes, diretor da Ramadhes & Cia Ltda., empresa situada no interior de Minas Gerais com mais de 60 anos de história. A empresa é uma das principais produtoras de cintos, mochilas e bolsas da América do Sul. Ao longo dos anos 2000, o grupo Ramadhes & Cia Ltda. desenvolveu, dentro do seu mix de acessórios, a linha de cintos Madhes, principal produto da empresa e seu sucesso era creditado às políticas do composto de Marketing que conseguiram alinhar o preço, o canal de distribuição e um mix de comunicação a uma concepção de marca pautada em atributos e benefícios funcionais. À luz do Marketing mix, o cenário era favorável para os cintos
Madhes, mas o crescimento do pib e dos produtos chineses, entre eles o cinto, incomodava Rodrigo Ramadhes, que chegava a pensar em transferir o parque fabril da Ramadhes & Cia Ltda. de Minas Gerais para a China em busca de uma maior competitividade. Ele refletia diariamente quais as eventuais implicações desta possível transferência para o composto de Marketing da empresa, diante de uma situação presente favorável, sólida e promissora em termos de mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Soares Neto, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB

Mestre em Administração pela UFRN. Áreas de interesse em pesquisa: Marketing

Anielson Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Áreas de interesse em pesquisa: Aprendizagem Gerencial e Organizacional, Gestão por Competências, Comportamento Organizacional e Gestão Pública

André Gustavo Carvalho Machado, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB

Doutor em Administração pela UFPE. Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia

Downloads

Publicado

2014-03-31

Como Citar

Soares Neto, J. B., Silva, A. B. da, & Machado, A. G. C. (2014). OS CHINESES ESTÃO CHEGANDO! O QUE FAZER COM MEU MARKETING MIX? O CASO DA RAMADHES & CIA LTDA. Administração: Ensino E Pesquisa, 15(1), 147–171. https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.46

Edição

Seção

Artigos