OS CHINESES ESTÃO CHEGANDO! O QUE FAZER COM MEU MARKETING MIX? O CASO DA RAMADHES & CIA LTDA
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.46Palavras-chave:
composto de Marketing, posicionamento, marcaResumo
Este caso descreve, com base em fatos reais, a situação de mercado vivenciada pelo Sr. Rodrigo Ramadhes, diretor da Ramadhes & Cia Ltda., empresa situada no interior de Minas Gerais com mais de 60 anos de história. A empresa é uma das principais produtoras de cintos, mochilas e bolsas da América do Sul. Ao longo dos anos 2000, o grupo Ramadhes & Cia Ltda. desenvolveu, dentro do seu mix de acessórios, a linha de cintos Madhes, principal produto da empresa e seu sucesso era creditado às políticas do composto de Marketing que conseguiram alinhar o preço, o canal de distribuição e um mix de comunicação a uma concepção de marca pautada em atributos e benefícios funcionais. À luz do Marketing mix, o cenário era favorável para os cintos
Madhes, mas o crescimento do pib e dos produtos chineses, entre eles o cinto, incomodava Rodrigo Ramadhes, que chegava a pensar em transferir o parque fabril da Ramadhes & Cia Ltda. de Minas Gerais para a China em busca de uma maior competitividade. Ele refletia diariamente quais as eventuais implicações desta possível transferência para o composto de Marketing da empresa, diante de uma situação presente favorável, sólida e promissora em termos de mercado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.