GRUPO BONAPARTE: APRENDENDO COM UMA CADEIA DE RESTAURANTES DO NORDESTE BRASILEIRO

Viviane Santos Salazar, Walter Fernando Araújo de Moraes, Yákara Vasconcelos Pereira Leite

Resumo


Este caso de ensino visa mostrar os desafios enfrentados por uma empresa de food service, o Grupo Bonaparte,no processo de expansão internacional. A corporação está ampliando as suas atividades para um mercado mais competitivo que é o norte-americano, com isso, vem passando por novas e difíceis situações. Alguns questionamentos permeiam as ações da empresa, a saber: Por que a corporação escolheu os Estados Unidos que é o berço do fast food, pioneiro no setor de franquias e muito mais competitivo do que o brasileiro? Quais
as vantagens de entrar nesse mercado? O caso pode ser utilizado nas turmas de graduação, posterior ou concomitante aos conceitos básicos de Administração Estratégica de Internacionalização de Empresas e de Marketing. Recomenda-se o uso especialmente em sessões que estratégias internacionais, marketing de serviços, estratégias de crescimento, vantagem competitiva e empreendedorismo estejam sendo discutidos.


Palavras-chave


caso de ensino; estratégias de internacionalização; restaurantes

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.47

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2014 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia