GRUPO BONAPARTE: APRENDENDO COM UMA CADEIA DE RESTAURANTES DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Viviane Santos Salazar Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE
  • Walter Fernando Araújo de Moraes Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE .
  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/RN

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.47

Palavras-chave:

caso de ensino, estratégias de internacionalização, restaurantes

Resumo

Este caso de ensino visa mostrar os desafios enfrentados por uma empresa de food service, o Grupo Bonaparte,no processo de expansão internacional. A corporação está ampliando as suas atividades para um mercado mais competitivo que é o norte-americano, com isso, vem passando por novas e difíceis situações. Alguns questionamentos permeiam as ações da empresa, a saber: Por que a corporação escolheu os Estados Unidos que é o berço do fast food, pioneiro no setor de franquias e muito mais competitivo do que o brasileiro? Quais
as vantagens de entrar nesse mercado? O caso pode ser utilizado nas turmas de graduação, posterior ou concomitante aos conceitos básicos de Administração Estratégica de Internacionalização de Empresas e de Marketing. Recomenda-se o uso especialmente em sessões que estratégias internacionais, marketing de serviços, estratégias de crescimento, vantagem competitiva e empreendedorismo estejam sendo discutidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Santos Salazar, Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE

Mestre em Administração pela UFPE. Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia Empresarial, Marketing de Serviços e Hospitalidade

Walter Fernando Araújo de Moraes, Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE .

PhD em Administração pela UMIST. Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia Empresarial; Internacionalização e Desempenho Empresarial

Yákara Vasconcelos Pereira Leite, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/RN

Doutora em Administração pela UFPE. Áreas de interesse em pesquisa: Administração estratégica, Marketing, Ensino e Pesquisa em Administração e internacionalização

Downloads

Publicado

2014-03-31

Como Citar

Salazar, V. S., Moraes, W. F. A. de, & Leite, Y. V. P. (2014). GRUPO BONAPARTE: APRENDENDO COM UMA CADEIA DE RESTAURANTES DO NORDESTE BRASILEIRO. Administração: Ensino E Pesquisa, 15(1), 173–193. https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.47

Edição

Seção

Artigos