GRUPO BONAPARTE: APRENDENDO COM UMA CADEIA DE RESTAURANTES DO NORDESTE BRASILEIRO

Publicado
2014-03-31
Palavras-chave: caso de ensino, estratégias de internacionalização, restaurantes

    Autores

  • Viviane Santos Salazar Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE
  • Walter Fernando Araújo de Moraes Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE .
  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/RN

Resumo

Este caso de ensino visa mostrar os desafios enfrentados por uma empresa de food service, o Grupo Bonaparte,no processo de expansão internacional. A corporação está ampliando as suas atividades para um mercado mais competitivo que é o norte-americano, com isso, vem passando por novas e difíceis situações. Alguns questionamentos permeiam as ações da empresa, a saber: Por que a corporação escolheu os Estados Unidos que é o berço do fast food, pioneiro no setor de franquias e muito mais competitivo do que o brasileiro? Quais
as vantagens de entrar nesse mercado? O caso pode ser utilizado nas turmas de graduação, posterior ou concomitante aos conceitos básicos de Administração Estratégica de Internacionalização de Empresas e de Marketing. Recomenda-se o uso especialmente em sessões que estratégias internacionais, marketing de serviços, estratégias de crescimento, vantagem competitiva e empreendedorismo estejam sendo discutidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Salazar, V. S., Moraes, W. F. A. de, & Leite, Y. V. P. (2014). GRUPO BONAPARTE: APRENDENDO COM UMA CADEIA DE RESTAURANTES DO NORDESTE BRASILEIRO. Administração: Ensino E Pesquisa, 15(1), 173-193. https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n1.47