Abocanhando o mercado: o caso da Rock Hamburgueria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n1.471

Palavras-chave:

Administração de Marketing, Marketing Digital, Estratégias de Marketing, Caso para Ensino

Resumo

O presente caso de ensino objetivou oportunizar aos alunos a vivência de situações pertinentes ao contexto mercadológico a partir da análise da gestão da Rock Hamburgueria, um estabelecimento que vende hambúrgueres gourmet em um ambiente competitivo. O restaurante, aberto em 2014, em Florianópolis-SC, pelos sócios Melissa Andrade e André Fernandes, obteve retorno em seu primeiro ano de atividades, mas tem sofrido uma queda nas vendas, atribuída ao aumento da concorrência no setor no período e à crise econômica enfrentada no país. Para diferenciar-se dos demais, há a necessidade de investimento em estratégias de marketing; e, frente ao capital limitado para investir na área, os sócios deparam-se com um dilema para atingir seu público-alvo em busca de melhores resultados: manter o foco em ações de marketing tradicional ou de marketing digital? Como instrumento de ensino, o caso foi desenvolvido para uso em cursos de graduação e pós-graduação em Administração de Empresas e Marketing. O debate inclui temas como administração de marketing e marketing digital nas disciplinas de Administração Mercadológica e Marketing Digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Kieling, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, SC

Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela UFSC.

Áreas de interesse em pesquisa: Marketing e Comportamento do Consumidor.

Estela Maria Hoffmann, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, SC

Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela UNIVALI.

Áreas de interesse em pesquisa: Marketing e Comportamento do Consumidor.

Ricardo Boeing, University of Wisconsin - Stevens Point, Stevens Point, Wisconsin

Doutor em Administração com ênfase em Marketing pela FGV-EAESP.

Áreas de interesse em pesquisa: Marketing e Comportamento do Consumidor.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

Kieling, A. P., Hoffmann, E. M., & Boeing, R. (2017). Abocanhando o mercado: o caso da Rock Hamburgueria. Administração: Ensino E Pesquisa, 18(1), 153–186. https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n1.471

Edição

Seção

Casos de Ensino