Abocanhando o mercado: o caso da Rock Hamburgueria

Ana Paula Kieling, Estela Maria Hoffmann, Ricardo Boeing

Resumo


O presente caso de ensino objetivou oportunizar aos alunos a vivência de situações pertinentes ao contexto mercadológico a partir da análise da gestão da Rock Hamburgueria, um estabelecimento que vende hambúrgueres gourmet em um ambiente competitivo. O restaurante, aberto em 2014, em Florianópolis-SC, pelos sócios Melissa Andrade e André Fernandes, obteve retorno em seu primeiro ano de atividades, mas tem sofrido uma queda nas vendas, atribuída ao aumento da concorrência no setor no período e à crise econômica enfrentada no país. Para diferenciar-se dos demais, há a necessidade de investimento em estratégias de marketing; e, frente ao capital limitado para investir na área, os sócios deparam-se com um dilema para atingir seu público-alvo em busca de melhores resultados: manter o foco em ações de marketing tradicional ou de marketing digital? Como instrumento de ensino, o caso foi desenvolvido para uso em cursos de graduação e pós-graduação em Administração de Empresas e Marketing. O debate inclui temas como administração de marketing e marketing digital nas disciplinas de Administração Mercadológica e Marketing Digital.


Palavras-chave


Administração de Marketing; Marketing Digital; Estratégias de Marketing; Caso para Ensino

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13058/raep.2017.v18n1.471

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2017 Ana Paula Kieling, Estela Maria Hoffmann, Ricardo Boeing

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa. ISSN (Impresso): 2177-6083 | ISSN (Eletrônico): 2358-0917

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia