PARA ENSINAR MACROECONOMIA NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Alfredo Behrens

Resumo


Pesam contra o interesse dos cursos de graduação em administração, na disciplina de macroeconomia: o baixo peso das questões no Enade e o longo tempo que transcorre entre a formação do estudante e a demanda profissional pelo entendimento da macroeconomia. No entanto, o entendimento de macroeconomia desenvolve a aptidão do aluno pelo pensamento estratégico e tático, além de formar melhores cidadãos. Neste artigo, mostro como, propiciando uma participação mais ativa dos alunos no aprendizado, consegui neutralizar a resistência. Começou-se por meio de trabalhos de casa com o fim de desenvolver um melhor entendimento factual e emocional do significado do desemprego para as famílias e a sociedade. Vídeos e fotografias da época da Grande Depressão e as contemporâneas na Europa, como o movimento dos Indignados da Espanha e a Geração à Rasca de Portugal e entrevistas com desempregados serviram ao propósito. Demanda e Oferta Agregadas foram apresentadas antes das contas nacionais e estas logo depois do modelo macroeconômico para economias fechadas, seguindo então com o modelo para as economias abertas, os ciclos econômicos, inflação e a análise do Plano Real, inclusive com vídeos sobre o período de hiperinflação. Fechou-se o curso com um role-playing-game no qual os alunos chamaram a uma conferência de imprensa para opinarem sobre a política expansionista do governo durante o primeiro semestre de 2012, com base na posição do grupo de interesse por eles escolhido.


Palavras-chave


ensino de macroeconomia; Administração; participação do aluno; role playing game, rpg

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DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n4.54

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