PARA ENSINAR MACROECONOMIA NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n4.54Palavras-chave:
ensino de macroeconomia, Administração, participação do aluno, role playing game, rpgResumo
Pesam contra o interesse dos cursos de graduação em administração, na disciplina de macroeconomia: o baixo peso das questões no Enade e o longo tempo que transcorre entre a formação do estudante e a demanda profissional pelo entendimento da macroeconomia. No entanto, o entendimento de macroeconomia desenvolve a aptidão do aluno pelo pensamento estratégico e tático, além de formar melhores cidadãos. Neste artigo, mostro como, propiciando uma participação mais ativa dos alunos no aprendizado, consegui neutralizar a resistência. Começou-se por meio de trabalhos de casa com o fim de desenvolver um melhor entendimento factual e emocional do significado do desemprego para as famílias e a sociedade. Vídeos e fotografias da época da Grande Depressão e as contemporâneas na Europa, como o movimento dos Indignados da Espanha e a Geração à Rasca de Portugal e entrevistas com desempregados serviram ao propósito. Demanda e Oferta Agregadas foram apresentadas antes das contas nacionais e estas logo depois do modelo macroeconômico para economias fechadas, seguindo então com o modelo para as economias abertas, os ciclos econômicos, inflação e a análise do Plano Real, inclusive com vídeos sobre o período de hiperinflação. Fechou-se o curso com um role-playing-game no qual os alunos chamaram a uma conferência de imprensa para opinarem sobre a política expansionista do governo durante o primeiro semestre de 2012, com base na posição do grupo de interesse por eles escolhido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.