PARA ENSINAR MACROECONOMIA NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Publicado
2013-12-31
Palavras-chave: ensino de macroeconomia, Administração, participação do aluno, role playing game, rpg

    Autores

  • Alfredo Behrens Fundação Instituto de Administração, São Paulo/SP

Resumo

Pesam contra o interesse dos cursos de graduação em administração, na disciplina de macroeconomia: o baixo peso das questões no Enade e o longo tempo que transcorre entre a formação do estudante e a demanda profissional pelo entendimento da macroeconomia. No entanto, o entendimento de macroeconomia desenvolve a aptidão do aluno pelo pensamento estratégico e tático, além de formar melhores cidadãos. Neste artigo, mostro como, propiciando uma participação mais ativa dos alunos no aprendizado, consegui neutralizar a resistência. Começou-se por meio de trabalhos de casa com o fim de desenvolver um melhor entendimento factual e emocional do significado do desemprego para as famílias e a sociedade. Vídeos e fotografias da época da Grande Depressão e as contemporâneas na Europa, como o movimento dos Indignados da Espanha e a Geração à Rasca de Portugal e entrevistas com desempregados serviram ao propósito. Demanda e Oferta Agregadas foram apresentadas antes das contas nacionais e estas logo depois do modelo macroeconômico para economias fechadas, seguindo então com o modelo para as economias abertas, os ciclos econômicos, inflação e a análise do Plano Real, inclusive com vídeos sobre o período de hiperinflação. Fechou-se o curso com um role-playing-game no qual os alunos chamaram a uma conferência de imprensa para opinarem sobre a política expansionista do governo durante o primeiro semestre de 2012, com base na posição do grupo de interesse por eles escolhido.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Behrens, A. (2013). PARA ENSINAR MACROECONOMIA NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 14(4), 707-724. https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n4.54