DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO: A VISÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Mariane Lemos Lourenço Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR
  • Iomara Scandelari Lemos Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR
  • José Eduardo Pécora Junior Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.89

Palavras-chave:

estágio supervisionado, organizações, ensino superior

Resumo

Para acrescentar subsídios às discussões relacionadas ao estágio supervisionado obrigatório, este artigo tem o objetivo geral de analisar o processo de desenvolvimento de tais estágios, no Curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior (ies), na visão dos estudantes que já o completaram. Para atender a este propósito, foi realizada uma pesquisa que, em relação aos seus objetivos, mostrou-se como descritiva-explicativa, pois envolveu o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados – neste caso, o uso do questionário, que foi endereçado via e-mail aos estudantes estagiários desta ies. A análise dos dados aconteceu por meio do tratamento estatístico das informações coletadas e da análise de conteúdo das respostas obtidas. Os resultados mostraram como principais dificuldades na ies: a burocracia e o processo de orientação. Quanto às dificuldades encontradas nas organizações concedentes, ressaltam: a falta de supervisão na empresa e dificuldades em conciliar os estudos com o estágio. As possibilidades encontradas no decorrer do estágio compreendem: obter conhecimento global acerca da organização; estímulo à criatividade, à inovação e às habilidades de comunicação.

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Biografia do Autor

Mariane Lemos Lourenço, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

Doutora em Psicologia pela USP. Áreas de interesse em pesquisa: Comportamento Organizacional, Ensino e Pesquisa em Administração, Psicologia e Sustentabilidade

Iomara Scandelari Lemos, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

Doutora em Administração pela PUC/PR. Áreas de interesse em pesquisa: Sustentabilidade, Estratégia, Planejamento, Ensino e Pesquisa em Administração e Empreendedorismo

José Eduardo Pécora Junior, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

Doutor em Operações e Análise de Decisão pela Université Laval.  Áreas de interesse em pesquisa: Logística, Ensino e Pesquisa em Administração, Modelagem Matemática e Pesquisa Operacional

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Publicado

2012-09-30

Como Citar

Lourenço, M. L., Lemos, I. S., & Pécora Junior, J. E. (2012). DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO: A VISÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(3), 559–596. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.89

Edição

Seção

Artigos