DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO: A VISÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Publicado
2012-09-30
Palavras-chave: estágio supervisionado, organizações, ensino superior

    Autores

  • Mariane Lemos Lourenço Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR
  • Iomara Scandelari Lemos Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR
  • José Eduardo Pécora Junior Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

Resumo

Para acrescentar subsídios às discussões relacionadas ao estágio supervisionado obrigatório, este artigo tem o objetivo geral de analisar o processo de desenvolvimento de tais estágios, no Curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior (ies), na visão dos estudantes que já o completaram. Para atender a este propósito, foi realizada uma pesquisa que, em relação aos seus objetivos, mostrou-se como descritiva-explicativa, pois envolveu o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados – neste caso, o uso do questionário, que foi endereçado via e-mail aos estudantes estagiários desta ies. A análise dos dados aconteceu por meio do tratamento estatístico das informações coletadas e da análise de conteúdo das respostas obtidas. Os resultados mostraram como principais dificuldades na ies: a burocracia e o processo de orientação. Quanto às dificuldades encontradas nas organizações concedentes, ressaltam: a falta de supervisão na empresa e dificuldades em conciliar os estudos com o estágio. As possibilidades encontradas no decorrer do estágio compreendem: obter conhecimento global acerca da organização; estímulo à criatividade, à inovação e às habilidades de comunicação.

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Como Citar
Lourenço, M. L., Lemos, I. S., & Pécora Junior, J. E. (2012). DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO: A VISÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(3), 559-596. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.89