DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO: A VISÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.89Palavras-chave:
estágio supervisionado, organizações, ensino superiorResumo
Para acrescentar subsídios às discussões relacionadas ao estágio supervisionado obrigatório, este artigo tem o objetivo geral de analisar o processo de desenvolvimento de tais estágios, no Curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior (ies), na visão dos estudantes que já o completaram. Para atender a este propósito, foi realizada uma pesquisa que, em relação aos seus objetivos, mostrou-se como descritiva-explicativa, pois envolveu o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados – neste caso, o uso do questionário, que foi endereçado via e-mail aos estudantes estagiários desta ies. A análise dos dados aconteceu por meio do tratamento estatístico das informações coletadas e da análise de conteúdo das respostas obtidas. Os resultados mostraram como principais dificuldades na ies: a burocracia e o processo de orientação. Quanto às dificuldades encontradas nas organizações concedentes, ressaltam: a falta de supervisão na empresa e dificuldades em conciliar os estudos com o estágio. As possibilidades encontradas no decorrer do estágio compreendem: obter conhecimento global acerca da organização; estímulo à criatividade, à inovação e às habilidades de comunicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.