Como o Aprendizado pode ser Efetivo com o Uso da Técnica Multidimensional de Ensino em Administração?
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n3.903Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Técnica Multidimensional de Ensino, Curso de AdministraçãoResumo
O objetivo desse artigo é avaliar a aprendizagem por meio de uma nova opção de metodologia ativa, a Técnica Multidimensional de Ensino (TME), a partir da percepção dos alunos que cursaram a disciplina de Empreendedorismo Tecnológico do Curso de Administração na Universidade Federal de Itajubá no período de 2012 a 2016. Para isso, utilizou-se de estudo de caso, onde os dados foram coletados em fontes primárias de dados por meio de documentos e questionários. Os documentos são compostos por relatórios finais entregues pelos alunos da disciplina e os questionários eletrônicos autopreenchidos direcionados aos alunos que já cursaram a disciplina. Para análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo por frequência para os documentos e, análise multivariada para os questionários, com aplicação da análise de cluster, teste ANOVA e discriminante. Entre os resultados, foram evidenciados três grupos na análise de clusters, que foram nomeados como: Apoiadores, Indiferentes ou Rejeitadores da técnica de ensino. Os resultados mais relevantes em cada dimensão, constatados na análise discriminante, são: o aprendizado sobre investidores anjos, na dimensão técnica; o desenvolvimento de sua rede de contatos e aperfeiçoamento das habilidades de comunicação dos alunos, na dimensão indivíduo. O resultado mais relevante para as empresas participantes foi a mentoria proporcionada pelos investidores anjos, percebido na dimensão sociedade. Por fim, constatou-se que 91% da amostra concordam total ou parcialmente que a TME é uma alternativa para o processo de ensino-aprendizado em Administração.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.