A PRÁTICA RESPONSÁVEL E AS ESTRUTURAS CURRICULARES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO RECIFE/PE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n1.99Palavras-chave:
desenvolvimento sustentável, educação, Instituições de Ensino SuperiorResumo
Os estudos relacionados com o desenvolvimento sustentável vêm evoluindo e com eles as questões pertinentes à necessidade de mudança de atitude do indivíduo como responsável pela efetivação dessa nova forma de desenvolvimento. Para a melhor compreensão dessa ideia, a educação passa a ser entendida como um instrumento importante para a efetivação de um pensamento capaz de fornecer as informações necessárias para a conscientização coletiva sobre as práticas que devem ser desenvolvidas, tanto nos anos iniciais de formação do cidadão-consumidor, quanto na continuidade educacional nas Instituições de Ensino Superior (ies), na construção da sociedade. Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo analisar como a educação para a sustentabilidade vem sendo abordada nas iess do Recife, no curso de Administração. Utilizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa realizada por meio de entrevista semiestruturada junto a representantes do curso de Administração nas instituições selecionadas. Com base na análise de conteúdo para a compreensão da temática, foram apresentadas possíveis alternativas no sentido de contribuir para que a educação para a sustentabilidade possa estar presente em grande parte dos componentes curriculares nas instituições.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.