A PRÁTICA RESPONSÁVEL E AS ESTRUTURAS CURRICULARES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO RECIFE/PE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Minelle Enéas da Silva, Ana Paulo Machado Corrêa

Resumo


Os estudos relacionados com o desenvolvimento sustentável vêm evoluindo e com eles as questões pertinentes à necessidade de mudança de atitude do indivíduo como responsável pela efetivação dessa nova forma de desenvolvimento. Para a melhor compreensão dessa ideia, a educação passa a ser entendida como um instrumento importante para a efetivação de um pensamento capaz de fornecer as informações necessárias para a conscientização coletiva sobre as práticas que devem ser desenvolvidas, tanto nos anos iniciais de formação do cidadão-consumidor, quanto na continuidade educacional nas Instituições de Ensino Superior (ies), na construção da sociedade. Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo analisar como a educação para a sustentabilidade vem sendo abordada nas iess do Recife, no curso de Administração. Utilizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa realizada por meio de entrevista semiestruturada junto a representantes do curso de Administração nas instituições selecionadas. Com base na análise de conteúdo para a compreensão da temática, foram apresentadas possíveis alternativas no sentido de contribuir para que a educação para a sustentabilidade possa estar presente em grande parte dos componentes curriculares nas instituições.


Palavras-chave


desenvolvimento sustentável; educação; Instituições de Ensino Superior

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n1.99

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2012 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia