A PRÁTICA RESPONSÁVEL E AS ESTRUTURAS CURRICULARES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO RECIFE/PE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Minelle Enéas da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS
  • Ana Paulo Machado Corrêa Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n1.99

Palavras-chave:

desenvolvimento sustentável, educação, Instituições de Ensino Superior

Resumo

Os estudos relacionados com o desenvolvimento sustentável vêm evoluindo e com eles as questões pertinentes à necessidade de mudança de atitude do indivíduo como responsável pela efetivação dessa nova forma de desenvolvimento. Para a melhor compreensão dessa ideia, a educação passa a ser entendida como um instrumento importante para a efetivação de um pensamento capaz de fornecer as informações necessárias para a conscientização coletiva sobre as práticas que devem ser desenvolvidas, tanto nos anos iniciais de formação do cidadão-consumidor, quanto na continuidade educacional nas Instituições de Ensino Superior (ies), na construção da sociedade. Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo analisar como a educação para a sustentabilidade vem sendo abordada nas iess do Recife, no curso de Administração. Utilizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa realizada por meio de entrevista semiestruturada junto a representantes do curso de Administração nas instituições selecionadas. Com base na análise de conteúdo para a compreensão da temática, foram apresentadas possíveis alternativas no sentido de contribuir para que a educação para a sustentabilidade possa estar presente em grande parte dos componentes curriculares nas instituições.

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Biografia do Autor

Minelle Enéas da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

Mestre em Administração Universidade Federal de Pernambuco. Áreas de interesse em pesquisa: Consumo sustentável, Cadeia de suprimentos, Educação para a sustentabilidade, Ética

Ana Paulo Machado Corrêa, Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE

Graduada em Administração pela FCAP/UPE. Áreas de interesse em pesquisa: Educação para a sustentabilidade, consumo sustentável, logística reversa

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Publicado

2012-03-31

Como Citar

Silva, M. E. da, & Corrêa, A. P. M. (2012). A PRÁTICA RESPONSÁVEL E AS ESTRUTURAS CURRICULARES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO RECIFE/PE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(1), 83–118. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n1.99

Edição

Seção

Artigos