Notas Sobre o <i>Rigor-Relevance Gap</i> no Contexto do Mestrado Profissional

Publicado
2019-01-02
Palavras-chave: rigor-relevance gap, mestrado profissional, pesquisa intervencionista, prática

Resumo

A falta de sintonia entre a pesquisa acadêmica e as necessidades dos práticos na área de contabilidade e gestão (rigor-relevance gap) é fato conhecido e que vem sendo discutido na academia. O presente ensaio tem por objetivo contribuir para a discussão do papel dos mestrados profissionais na mitigação deste problema (rigor-relevance gap), ao discutir as principais razões para a falta de alinhamento entre a pesquisa acadêmica e a prática profissional, ou seja, a resistência na incorporação da técnica pela cultura e resistência da academia na aceitação de paradigmas de pesquisas alternativos. Propõe a utilização da pesquisa intervencionista como uma metodologia de pesquisa alternativa a ser utilizada pelos mestrados profissionais na solução de problemas práticos e criação de conhecimento, sugerindo que, para que diminuição do rigor-relevance gap, alguns passos precisam ser dados, o que inclui aperfeiçoamento dos critérios de avaliação da CAPES, além da aceitação, por parte da academia, de paradigmas de pesquisas alternativos e ampliação do espaço para a divulgação da produção dos mestrados profissionais.

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Como Citar
Mendonça Neto, O. R. de, Vieira, A. M., & Oyadomari, J. C. T. (2019). Notas Sobre o <i>Rigor-Relevance Gap</i> no Contexto do Mestrado Profissional. Administração: Ensino E Pesquisa, 20(1), 122-146. https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n1.1213