Notas Sobre o <i>Rigor-Relevance Gap</i> no Contexto do Mestrado Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n1.1213

Palavras-chave:

rigor-relevance gap, mestrado profissional, pesquisa intervencionista, prática

Resumo

A falta de sintonia entre a pesquisa acadêmica e as necessidades dos práticos na área de contabilidade e gestão (rigor-relevance gap) é fato conhecido e que vem sendo discutido na academia. O presente ensaio tem por objetivo contribuir para a discussão do papel dos mestrados profissionais na mitigação deste problema (rigor-relevance gap), ao discutir as principais razões para a falta de alinhamento entre a pesquisa acadêmica e a prática profissional, ou seja, a resistência na incorporação da técnica pela cultura e resistência da academia na aceitação de paradigmas de pesquisas alternativos. Propõe a utilização da pesquisa intervencionista como uma metodologia de pesquisa alternativa a ser utilizada pelos mestrados profissionais na solução de problemas práticos e criação de conhecimento, sugerindo que, para que diminuição do rigor-relevance gap, alguns passos precisam ser dados, o que inclui aperfeiçoamento dos critérios de avaliação da CAPES, além da aceitação, por parte da academia, de paradigmas de pesquisas alternativos e ampliação do espaço para a divulgação da produção dos mestrados profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Octavio Ribeiro de Mendonça Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

Doutor em Ciências Contábeis pela USP.

Áreas de interesse em pesquisa: Pesquisa Intervencionista – Contabilidade Gerencial; Educação Contábil; Sociologia das Profissões. 

Almir Martins Vieira, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP

Doutor em Educação pela UNESP.

Áreas de interesse em pesquisa: Ensino de Administração; Pesquisa Qualitativa.

José Carlos Tiomatsu Oyadomari, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP)

Professor do Curso de Mestrado Profissional em Controladoria Empresarial da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Publicado

2019-01-02

Como Citar

Mendonça Neto, O. R. de, Vieira, A. M., & Oyadomari, J. C. T. (2019). Notas Sobre o <i>Rigor-Relevance Gap</i> no Contexto do Mestrado Profissional. Administração: Ensino E Pesquisa, 20(1), 122–146. https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n1.1213

Edição

Seção

Artigos