MESTRADO PROFISSIONAL E MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONVERGÊNCIAS, DIVERGÊNCIAS E DESAFIOS AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL

Publicado
2010-12-31
Palavras-chave: pós-graduação, mestrado profissional em Administração, mestrado acadêmico em Administração.

    Autores

  • Adriana Roseli Wünsch Takahashi Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR
  • Jeferson Kachan Verchai Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR
  • Ludmilla Meyer Montenegro Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR
  • Natália Rese Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

Resumo

O artigo discute os Mestrados Profissionais (MPs) tento como referência os Mestrados Acadêmicos (Mas). Entende-se que pesquisas desenvolvidas a respeito dos MPs podem contribuir para a compreensão e desenvolvimento desse tipo de curso. Para isso, verificou-se a necessidade de traçar algumas considerações e contraposições em relação às ideias
que perpassam as modalidades de MP e MA com o objetivo compreender suas convergências, divergências e desafios. O foco da análise foi direcionado aos cursos da área de Administração. Assim, com base na literatura disponível, na legislação, em dados obtidos por meio da internet
sobre os programas de mestrado em Administração no Brasil reconhecidos pela CAPES, e dados obtidos por contato eletrônico e telefônico, foi possível identificar as características, o histórico e a regulamentação de mestrado profissional e acadêmico no Brasil. Evidenciaram-se alguns pontos relevantes que caracterizam os cursos tais como o perfil discente e docente, o formato do trabalho de conclusão, o destino do egresso, o financiamento dos cursos e a forma de avaliação. A análise revelou o papel relevante do governo brasileiro na constituição e
consolidação dos MAs e MPs. 

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Como Citar
Takahashi, A. R. W., Verchai, J. K., Montenegro, L. M., & Rese, N. (2010). MESTRADO PROFISSIONAL E MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONVERGÊNCIAS, DIVERGÊNCIAS E DESAFIOS AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL. Administração: Ensino E Pesquisa, 11(4), 551-578. https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n4.129