MESTRADO PROFISSIONAL E MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONVERGÊNCIAS, DIVERGÊNCIAS E DESAFIOS AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL

Autores

  • Adriana Roseli Wünsch Takahashi Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR
  • Jeferson Kachan Verchai Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR
  • Ludmilla Meyer Montenegro Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR
  • Natália Rese Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n4.129

Palavras-chave:

pós-graduação, mestrado profissional em Administração, mestrado acadêmico em Administração.

Resumo

O artigo discute os Mestrados Profissionais (MPs) tento como referência os Mestrados Acadêmicos (Mas). Entende-se que pesquisas desenvolvidas a respeito dos MPs podem contribuir para a compreensão e desenvolvimento desse tipo de curso. Para isso, verificou-se a necessidade de traçar algumas considerações e contraposições em relação às ideias
que perpassam as modalidades de MP e MA com o objetivo compreender suas convergências, divergências e desafios. O foco da análise foi direcionado aos cursos da área de Administração. Assim, com base na literatura disponível, na legislação, em dados obtidos por meio da internet
sobre os programas de mestrado em Administração no Brasil reconhecidos pela CAPES, e dados obtidos por contato eletrônico e telefônico, foi possível identificar as características, o histórico e a regulamentação de mestrado profissional e acadêmico no Brasil. Evidenciaram-se alguns pontos relevantes que caracterizam os cursos tais como o perfil discente e docente, o formato do trabalho de conclusão, o destino do egresso, o financiamento dos cursos e a forma de avaliação. A análise revelou o papel relevante do governo brasileiro na constituição e
consolidação dos MAs e MPs. 

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Biografia do Autor

Adriana Roseli Wünsch Takahashi, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo. Áreas de interesse em pesquisa: Aprendizagem Organizacional e Competências, Estratégia, Empreendedorismo, Ensino e Pesquisa em Administração

Jeferson Kachan Verchai, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

Mestre em Administração – Estratégia e Organizações pela UFPR. Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia, Organizações e Ensino e Pesquisa em Administração

Ludmilla Meyer Montenegro, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

Mestre em Administração pela UFPR. Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia, Estratégia enquanto Prática, Ensino e Pesquisa em Administração, Sensemaking e Governança

Natália Rese, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

Mestre em Administração – Estratégia e Organizações pela UFPR. Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia, Estratégia enquanto Prática, Ensino e Pesquisa em Administração e Governança

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Publicado

2010-12-31

Como Citar

Takahashi, A. R. W., Verchai, J. K., Montenegro, L. M., & Rese, N. (2010). MESTRADO PROFISSIONAL E MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO: CONVERGÊNCIAS, DIVERGÊNCIAS E DESAFIOS AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL. Administração: Ensino E Pesquisa, 11(4), 551–578. https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n4.129

Edição

Seção

Artigos