TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TEORIA, PRÁTICA, APRENDIZADOS E DESAFIOS

Publicado
2010-09-30
Palavras-chave: tutoria, educação a distância, graduação, administração

    Autores

  • Julia Schaetzle Wrobel Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES
  • Teresa Cristina Janes Carneiro Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES
  • Waneide de Souza Palma Universidade Federal do Espírito Santo, Linhares/ES
  • Lemuel Brasil Aguiar Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES

Resumo

A orientação acadêmica ou tutoria na educação a distância (EAD), segundo Neder (2000), é um dos elementos do processo educativo que possibilita a (res)significação da educação, principalmente ao permitir o rompimento da noção de tempo/espaço da escola tradicional. Os tutores desempenham a função de mediação entre os conteúdos das disciplinas e os alunos e estabelecem relações entre alunos e professores e entre os próprios alunos. Dada a importância desta função acadêmica, procurou-se investigar o quanto a prática da tutoria aproxima-se da visão, de certa forma idealizada, presente na literatura sobre educação a distância. Por
meio de entrevistas com nove alunos e 31 tutores do curso de Administração na modalidade a distância (EAD), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), projeto piloto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em quatro momentos distintos, de dezembro/2007 a
março/2009, buscou-se identificar aprendizados e desafios da tutoria na educação a distância. As análises realizadas possibilitaram compreender que a tutoria ainda é mal compreendida por alunos e tutores e que as dificuldades de adaptação ainda são grandes. O principal desafio a ser
vencido é a ruptura com o paradigma tradicional de ensino e a aceitação de um paradigma focado na relação dialógica tutor-aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Wrobel, J. S., Carneiro, T. C. J., Palma, W. de S., & Aguiar, L. B. (2010). TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TEORIA, PRÁTICA, APRENDIZADOS E DESAFIOS. Administração: Ensino E Pesquisa, 11(3), 331-354. https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n3.133