AS PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS POR CONTATO SOCIAL

Publicado
2011-03-31
Palavras-chave: contato social, motivação à afiliação, ensino de Administração, cursos de graduação.

    Autores

  • Maurício Gregianin Testa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS
  • Leonardo Rosa Rohde Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB
  • Edimara Mezzomo Luciano Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

Resumo

O artigo tem por objetivo comparar as diferenças nas preferências por contato social dos estudantes de cursos de Administração com alunos de outros cursos de graduação no contexto brasileiro. As preferências por contato social foram analisadas com base nas motivações que levam à interação, após as três dimensões que representam recompensas sociais almejadas pelas pessoas ao estabelecerem contatos com seus semelhantes:
o estímulo positivo, a atenção e o apoio emocional. Complementarmente, também se utilizou o conceito de preferência por solitude, que representa a preferência pela ausência de interação social. O método de pesquisa foi composto por uma pesquisa survey de natureza exploratório-descritiva, respondida por 150 estudantes de Administração e 153 alunos dos cursos
de Serviço Social, Sistemas de Informação e Análise de Sistemas de duas universidades de Porto Alegre. Os resultados apresentam as diferenças e semelhanças entre o estudante de Administração e de outros cursos quanto às motivações por contato social e à preferência por solitude, bem como analisa perfis de estudantes agrupados de acordo com o que os
motiva a interagir com os outros.

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Como Citar
Testa, M. G., Rohde, L. R., & Luciano, E. M. (2011). AS PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS POR CONTATO SOCIAL. Administração: Ensino E Pesquisa, 12(1), 93-118. https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n1.174