UM CLICK NA CIDADE: A LOCALIDADE COMO PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ADMINISTRAÇÃO
Keywords:
ensino de administração, pedagogia crítica, representação social.Abstract
A atuação dos administradores nas organizações contemporâneas é alvo de questionamentos e, sobretudo, de críticas quanto ao “que”, “onde” e “como” esses profissionais aprendem. Os vários escândalos corporativos, noticiados pela imprensa nos últimos tempos direcionam algumas questões para aqueles que atuam na educação em Administração. Aos docentes, uma questão exige uma resposta: como conciliar a “visão crítica”, necessária para a emancipação do indivíduo, com o pragmatismo próprio do campo de atuação do administrador? Os conceitos apreendidos sobre o que é a administração, a organização e o papel do administrador, funcionam como lentes que levarão cada administrador a posicionar-se diante das diversas situações que a profissão lhe apresenta. Neste trabalho, explora-se uma experiência realizada com estudantes de Administração, cujo objetivo foi conciliar os fundamentos da pedagogia crítica e a educação em administração. Trata-se de um estudo exploratório em que é utilizado o resultado de uma atividade realizada pelos estudantes e seus depoimentos como fonte de pesquisa. Inicia-se apresentando as direções tomadas a respeito da formação do administrador e, em seguida, os conceitos centrais da pedagogia crítica e da teoria das representações sociais. Descreve-se então, o desenvolvimento da atividade, as técnicas utilizadas e as dificuldades encontradas no desenvolvimento do estudo. Os resultados mostram o que os estudantes fazem diante das situações paradoxais presentes na realidade social e organizacional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing a manuscript in the journal Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), the authors declare that the work is of their exclusive authorship and therefore assume full responsibility for its content. The authors grant RAEP a non-exclusive rights license to use the work in the following ways:
(1) Sell and / or distribute the work in hard copies or electronic format.
(2) Distribute parts of the work as a whole to promote the journal through the internet and other digital and printed media.
(3) Record and reproduce the work in any format, including digital media.
Authors and readers are permitted to share the material, use it in classes, for presentations and also for other purposes, and to create new knowledge based on any RAEP publication, as long as the due credit is attributed to the original work and the respective author(s), through citations, references, and other means.
The journal adopts preventive measures to identify plagiarism using software designed for this purpose.
RAEP does not charge authors for the article submission nor for the publishing of approved articles.
In line with the journal's policies, each published article will be given a Creative Commons CC-BY 4.0 license.