UM CLICK NA CIDADE: A LOCALIDADE COMO PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Contia Rodrigues de Oliveira Medeiros Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia / MG
  • Jacquelaine Florindo Borges Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia / MG
  • Laila Santana Gomes Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia / MG
  • Maíra Cinquini Junqueira Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia / MG

Palavras-chave:

ensino de administração, pedagogia crítica, representação social.

Resumo

A atuação dos administradores nas organizações contemporâneas é alvo de questionamentos e, sobretudo, de críticas quanto ao “que”, “onde” e “como” esses profissionais aprendem. Os vários escândalos corporativos, noticiados pela imprensa nos últimos tempos direcionam algumas questões para aqueles que atuam na educação em Administração. Aos docentes, uma questão exige uma resposta: como conciliar a “visão crítica”, necessária para a emancipação do indivíduo, com o pragmatismo próprio do campo de atuação do administrador? Os conceitos apreendidos sobre o que é a administração, a organização e o papel do administrador, funcionam como lentes que levarão cada administrador a posicionar-se diante das diversas situações que a profissão lhe apresenta. Neste trabalho, explora-se uma experiência realizada com estudantes de Administração, cujo objetivo foi conciliar os fundamentos da pedagogia crítica e a educação em administração. Trata-se de um estudo exploratório em que é utilizado o resultado de uma atividade realizada pelos estudantes e seus depoimentos como fonte de pesquisa. Inicia-se apresentando as direções tomadas a respeito da formação do administrador e, em seguida, os conceitos centrais da pedagogia crítica e da teoria das representações sociais. Descreve-se então, o desenvolvimento da atividade, as técnicas utilizadas e as dificuldades encontradas no desenvolvimento do estudo. Os resultados mostram o que os estudantes fazem diante das situações paradoxais presentes na realidade social e organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Contia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia / MG

Mestre em Administração - Universidade Federal de Uberlândia – FAGEN. Área de interesse em pesquisa: Estudos Organizacionais, Ensino e Pesquisa em Administração.

Jacquelaine Florindo Borges, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia / MG

Professora da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia – FACIP/UFU
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA-USP. Mestre em Administração pela UFU. Áreas de interesse em pesquisa: Identidade, subjetividade, simbolismo e discurso nas organizações, relações de trabalho e carreira, ensino e pesquisa em Administração.

Laila Santana Gomes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia / MG

Estudante do Curso de Graduação em Administração.Áreas de interesse em pesquisa: Estudos Organizacionais, Ensino e Pesquisa em Administração

Maíra Cinquini Junqueira, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia / MG

Estudante do Curso de Graduação em Administração. Áreas de interesse em pesquisa: Estudos Organizacionais, Ensino e Pesquisa em Administração.

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

Medeiros, C. R. de O., Borges, J. F., Gomes, L. S., & Junqueira, M. C. (2009). UM CLICK NA CIDADE: A LOCALIDADE COMO PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 10(3), 11–32. Recuperado de https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/184