O PAPEL DAS DISCIPLINAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Keywords:
tecnologias da informação, sistemas de informação, cursos de administração, competências em Sistemas de Informação.Abstract
Este estudo faz uma reflexão sobre o conteúdo e o papel das disciplinas obrigatórias de Sistemas de Informação (SI) nos cursos de graduação em Administração. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com uso dos métodos de pesquisa documental e survey. Seus objetivos incluem um levantamento dos conteúdos programáticos das disciplinas obrigatórias de SI; a captura das percepções dos docentes quanto ao papel dessas cadeiras; a discussão das competências que um Administrador deve dominar para obter os benefícios dos SI; a proposição do conteúdo de uma disciplina introdutória de SI nos cursos de Administração. Os resultados obtidos revelaram uma grande diversidade de abordagens nas disciplinas de SI, lacunas no que diz respeito ao desenvolvimento das competências em SI necessárias ao futuro gestor, e divergências na percepção dos discentes a respeito do papel das cadeiras de SI nos cursos. Como contribuição inicial ao debate, o presente artigo lança algumas reflexões sobre possíveis consequências dos resultados obtidos na pesquisa para a formação dos gestores, e apresenta sugestões de tópicos e competências de SI que deveriam ser abordados nas disciplinas obrigatórias de SI dos cursos de graduação em Administração do país.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing a manuscript in the journal Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), the authors declare that the work is of their exclusive authorship and therefore assume full responsibility for its content. The authors grant RAEP a non-exclusive rights license to use the work in the following ways:
(1) Sell and / or distribute the work in hard copies or electronic format.
(2) Distribute parts of the work as a whole to promote the journal through the internet and other digital and printed media.
(3) Record and reproduce the work in any format, including digital media.
Authors and readers are permitted to share the material, use it in classes, for presentations and also for other purposes, and to create new knowledge based on any RAEP publication, as long as the due credit is attributed to the original work and the respective author(s), through citations, references, and other means.
The journal adopts preventive measures to identify plagiarism using software designed for this purpose.
RAEP does not charge authors for the article submission nor for the publishing of approved articles.
In line with the journal's policies, each published article will be given a Creative Commons CC-BY 4.0 license.