O PAPEL DAS DISCIPLINAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Palavras-chave:
tecnologias da informação, sistemas de informação, cursos de administração, competências em Sistemas de Informação.Resumo
Este estudo faz uma reflexão sobre o conteúdo e o papel das disciplinas obrigatórias de Sistemas de Informação (SI) nos cursos de graduação em Administração. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com uso dos métodos de pesquisa documental e survey. Seus objetivos incluem um levantamento dos conteúdos programáticos das disciplinas obrigatórias de SI; a captura das percepções dos docentes quanto ao papel dessas cadeiras; a discussão das competências que um Administrador deve dominar para obter os benefícios dos SI; a proposição do conteúdo de uma disciplina introdutória de SI nos cursos de Administração. Os resultados obtidos revelaram uma grande diversidade de abordagens nas disciplinas de SI, lacunas no que diz respeito ao desenvolvimento das competências em SI necessárias ao futuro gestor, e divergências na percepção dos discentes a respeito do papel das cadeiras de SI nos cursos. Como contribuição inicial ao debate, o presente artigo lança algumas reflexões sobre possíveis consequências dos resultados obtidos na pesquisa para a formação dos gestores, e apresenta sugestões de tópicos e competências de SI que deveriam ser abordados nas disciplinas obrigatórias de SI dos cursos de graduação em Administração do país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.