Cocriação de Valor em Sala de Aula como um Antecedente do Engajamento dos Estudantes de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n2.1997Abstract
A concepção da lógica dominante de serviço pode ser compreendida a partir do contexto do ensino superior. Em um ambiente de sala de aula, alunos e professores podem cocriar valor contribuindo para um melhor aproveitamento das disciplinas e, consequentemente, maior engajamento dos alunos e melhor resultado para as universidades. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi analisar o efeito da cocriação de valor em sala de aula como um antecedente do engajamento de estudantes do ensino superior. A partir de uma amostra de 320 estudantes de universidades da região sul do Brasil e utilizando-se de modelagem de equações estruturais, os resultados apontaram que a cocriação de valor aumenta o engajamento dos estudantes com a disciplina. As descobertas também forneceram apoio empírico, demonstrando que o tipo de metodologia aplicada pelo professor exerce um papel moderador na relação entre a coprodução e o engajamento do aluno com a disciplina. Os resultados têm implicações para as universidades e para os professores ao instigar o desenvolvimento de metodologias que sejam centradas na cocriação de valor do aluno.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing a manuscript in the journal Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), the authors declare that the work is of their exclusive authorship and therefore assume full responsibility for its content. The authors grant RAEP a non-exclusive rights license to use the work in the following ways:
(1) Sell and / or distribute the work in hard copies or electronic format.
(2) Distribute parts of the work as a whole to promote the journal through the internet and other digital and printed media.
(3) Record and reproduce the work in any format, including digital media.
Authors and readers are permitted to share the material, use it in classes, for presentations and also for other purposes, and to create new knowledge based on any RAEP publication, as long as the due credit is attributed to the original work and the respective author(s), through citations, references, and other means.
The journal adopts preventive measures to identify plagiarism using software designed for this purpose.
RAEP does not charge authors for the article submission nor for the publishing of approved articles.
In line with the journal's policies, each published article will be given a Creative Commons CC-BY 4.0 license.