COMPETÊNCIAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: O OLHAR DOS EGRESSOS

Publicado
2012-06-30
Palavras-chave: competência, programa de pós-graduação, administração

    Autores

  • Valdir Machado Valadão Júnior Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG
  • Henrique Geraldo Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar o que significa competência para os egressos de um curso de mestrado em administração que atuam como docentes, com base na experiência vivenciada no programa de pós-graduação em Administração. Buscou-se, ainda, identificar as atividades do programa subjacentes às competências constituídas. Adotou-se o estudo de caso como estratégia de pesquisa, em que, como fontes de dados, tomaram-se documentos do programa e os egressos que atuam como docentes. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas eletrônicas, grupos focais e entrevistas em profundidade; e as análises envolveram o uso da análise documental e da análise temática de conteúdo. Os resultados apontam para a formação de competências pelos egressos em sete dimensões: metacompetências e transcompetências, intelectuais, técnico-funcionais, comportamentais, éticas, políticas e identitárias. Nesse sentido, foi possível observar a exequibilidade dos objetivos de formação do ppga, bem como daqueles asseverados pelas diretrizes do sistema brasileiro de pós-graduação. Contudo, verificou-se que o ppga tem contribuído para a formação de um egresso que relata mais sobre o domínio das habilidades e dos conhecimentos técnicos e científicos, e menos sobre o domínio das capacidades relacionais, éticas, políticas e identitárias, nas quais pesa o foco sobre a formação para a pesquisa, em detrimento da formação para o processo de ensino.
 

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Como Citar
Valadão Júnior, V. M., & Rodrigues, H. G. (2012). COMPETÊNCIAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: O OLHAR DOS EGRESSOS. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(2), 325-354. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n2.94