COCRIAÇÃO DE VALOR COM ALUNOS: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA SOCIAL E DO ENGAJAMENTO NA DISCIPLINA COMO ANTECEDENTES DE FEEDBACK DO ESTUDANTE

Autores

  • Tito Luciano Hermes Grillo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS
  • Thays Martins do Nascimento Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS
  • Cláudio Damacena Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS
  • Vinícius Sittoni Brasil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n3.15

Palavras-chave:

feedback, engajamento, influência social, cocriação de valor

Resumo

É natural que educadores de disciplinas vinculadas à área de gestão analisem e reflitam sobre os fenômenos da sala de aula baseada em perspectivas que permeiam essa área de conhecimento. Observa-se que educadores e pesquisadores interessados na temática de serviços têm interpretado a sala de aula como um ambiente de encontro de serviço altamente propício à cocriação de valor. O presente estudo procede com tal interpretação, buscando analisar antecedentes do comportamento proativo de fornecimento de feedback do aluno ao professor,
a fim de promover a melhoria da experiência nos encontros de aula no ensino superior. O estudo avalia, como antecedente direto de feedback, o engajamento na disciplina. Como antecedentes diretos de engajamento, são avaliados constructos oriundos da Teoria da Influência Social. Os resultados, analisados com técnicas de equações estruturais, apresentam relações positivas e com significância entre os constructos, mostrando que, no contexto de sala de aula, processos sociais afetam o relacionamento do estudante com a disciplina e que esse relacionamento propicia o comportamento de colaboração para a melhoria das aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tito Luciano Hermes Grillo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

Mestrando em Administração e Negócios pela PUC/RS. Áreas de interesse em pesquisa: Comportamento do Consumidor, Marketing Estratégico e Inovação

Thays Martins do Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

Graduanda em Administração com ênfase em Marketing pela PUC/RS. Áreas de interesse em pesquisa: Comportamento do consumidor

Cláudio Damacena, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

Doutor em Administração pela Universidade de Córdoba (Espanha). Áreas de interesse em pesquisa: Marketing Estratégico, Marketing de Serviços e Comportamento do consumidor

Vinícius Sittoni Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

Doutor em Marketing pela UFRGS. Áreas de interesse em pesquisa: Experiências de Consumo, Marketing de Serviços e Varejo, Cocriação de Valor

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

Grillo, T. L. H., Nascimento, T. M. do, Damacena, C., & Brasil, V. S. (2014). COCRIAÇÃO DE VALOR COM ALUNOS: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA SOCIAL E DO ENGAJAMENTO NA DISCIPLINA COMO ANTECEDENTES DE FEEDBACK DO ESTUDANTE. Administração: Ensino E Pesquisa, 15(3), 533–559. https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n3.15

Edição

Seção

Artigos