Teorias de inovação na educação superior: determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1640

Palavras-chave:

Comportamento do Professor, Teoria do Comportamento Planejado, Teoria da Difusão da Inovação, Modelo de Aceitação de Tecnologia, Teoria do Comportamento Planejado Decomposto

Resumo

O comportamento do professor é ainda um tema incipiente com poucos estudos quantitativos. As escolhas de tecnologias, metodologias e práticas de ensino do professor afetam tanto os docentes quanto a aprendizagem dos discentes, tornando um tema de interesse crescente de pesquisas em diversas áreas da educação. O objetivo desta pesquisa é analisar como as teorias de inovação podem ser aplicadas para identificar os determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino, buscando identificar novas variáveis e construtos, para o desenvolvimento e ampliação de modelos teóricos. O artigo inicia com a apresentação das teorias de bases amplamente difundidas em outras áreas do conhecimento: a Teoria do Comportamento Planejado (TPB); a Teoria da Difusão da Inovação (IDT); o Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM); e a Teoria do Comportamento Planejado Decomposto (DTPB), para o entendimento da aplicação em estudos sobre o comportamento do professor. Na sequência, são apresentados alguns estudos quantitativos realizados em diversos países, cursos e níveis de ensino, para ilustrar essa aplicação. Estas teorias e modelos podem ser usados para se prever a adoção de novas tecnologias como uma plataforma de educação à distância, métodos e práticas de ensino como as metodologias ativas de ensino e temas transversais como a Sustentabilidade.

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Biografia do Autor

Elsi do Rocio Cardoso Alano, Universidade Federal do Paraná, Matinhos/PR

Doutor em Administração - FEI.

Áreas de interesse em pesquisa: Educação e Sustentabilidade.

 

Maria Tereza Saraiva de Souza, Centro Universitário FEI, São Paulo/SP

Doutora em Administração de Empresas pela EAESP/FGV.

Áreas de interesse em pesquisa: Educação Ambiental e Educação para a Sustentabilidade.

José Mauro da Costa Hernandez, Centro Universitário FEI, São Paulo/SP

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV.

Áreas de interesse em pesquisa: Comportamento do Consumidor.

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Alano, E. do R. C., Souza, M. T. S. de, & Hernandez, J. M. da C. (2019). Teorias de inovação na educação superior: determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino. Administração: Ensino E Pesquisa, 20(3), 609–639. https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1640