Internacionalização no Ensino Superior e o Brasil como Case Study

Autores

  • Marcia Cristina Almeida Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Ângelo M´árcio Oliveira Sant'Anna Universidade Federal da Bahia/Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Edson Pinheiro de Lima Pontifícia Universidade Católica do Paraná/Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1939

Resumo

A internacionalização tem sido um dos fatores mais críticos que moldam o ensino superior nas últimas três décadas. Além de transformar o ensino superior a internacionalização mudou substancialmente. A bifurcação da internacionalização em dois pilares interdependentes, “em casa” e “no exterior”, é evidência dessa mudança. Por meio de um estudo qualitativo, utilizando dados primários e secundários e técnicas de análise de conteúdo e documental, o estudo tem como objetivo realizar um diagnóstico da internacionalização das instituições de ensino superior entre três tipos de Universidades Brasileiras, sendo elas: uma IES Privada, sem fins lucrativos, confessional e filantrópica, uma IES Pública Federal e uma IES Privada com fins lucrativos. Os resultados indicaram convergência dos especialistas quanto a percepção sobre a internacionalização nas Universidades Brasileiras e diferenças significativas quanto a cultura, consciência, foco das atividades, prioridades, riscos e benefícios de internacionalização.

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Biografia do Autor

Marcia Cristina Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Sou Doutoranda em Engenharia de Produção e Sistemas, estou cursando Especialização em EAD e as Novas Tecnologias Educacionais, sou Mestre em Administração, Especialista em Gestão de Projetos e Graduada em Administração. Tenho experiência nas áreas de Educação Básica, Gestão de Registro Acadêmico e Gestão no Atendimento e Relacionamento com o cliente. Atualmente sou Coordenadora dos Cursos de Gestão EAD no UniBrasil, Professora Tutora de Gestão no UniBrasil e Professora Conteudista para Graduação e Pós-Graduação. Atuante nas linhas de pesquisa: Educação Superior, Internacionalização no Ensino Superior, Análise Multicritério, Balanced scorecard (BSC), Indicadores de Internacionalização no Ensino Superior, Indicadores de Desempenho da Educação Superior.

Ângelo M´árcio Oliveira Sant'Anna, Universidade Federal da Bahia/Pontifícia Universidade Católica do Paraná

possui graduação em Estatística pela Universidade Federal da Bahia (2003), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia (Engenharia de Produção). Atua como professor colaborador nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Industrial (PEI/UFBA), de Pós-graduação em Mecatrônica (PPGM/UFBA) e também de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS/PUCPR). É líder do comitê de Engenharia no programa de Bolsas de Iniciação Científica da UFBA. É revisor de periódicos internacionais: Expert Systems with Applications; Computers & Industrial Engineering; International Journal of Production Research; Annals of Operations Research; European Journal of Operational Research, e também de periódicos nacionais: Revista Gestão & Produção; Pesquisa Operacional. Tem experiência na área de Estatística, Pesquisa Operacional e Engenharia de Produção, com ênfase em Aprendizagem Estatística, Monitoramento de Processos, Otimização Multiobjetivo e Análise Multicritério; atuando principalmente nos temas: engenharia da qualidade, engenharia de confiabilidade, otimização de processos e tomada de decisão multicritério.

Edson Pinheiro de Lima, Pontifícia Universidade Católica do Paraná/Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Engenharia Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1989), mestre em Engenharia Elétrica - ênfase automação - pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Em 2017/2018, pelo período de um ano, participou de um estágio sabático no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Virginia Tech/EUA, cujos estudos estiveram relacionados ao desenvolvimento de modelo e processo para a análise de desempenho de operações de produção em manufatura e serviços, na perspectiva de performance analytics. Em 2010 participou do projeto Erasmus Mundus - Brazil Startup, financiado pela comunidade européia, na qualidade de professor visitante no grupo de pesquisa em organizações sustentáveis do departamento de Engenharia de Organização, Administração de Empresas e Estatística da Escola Técnica Superior de Engenheiros Industriais (ETSII) da Universidade Politécnica de Madri (UPM). Desenvolveu, no período de dezembro de 2006 a novembro de 2007, um projeto de estágio pós-doutorado apoiado pelo CNPq, no grupo de pesquisa em Gestão de Operações da Escola de Negócios da Universidade de Warwick no Reino Unido, no tema gestão estratégica de operações. Em 2000, como pesquisador associado, desenvolveu um estágio de doutorado sanduíche com apoio da CAPES, no laboratório de Engenharia de Organização e Logística do Departamento de Engenharia de Organização, Administração de Empresas e Estatística da ETSII da UPM. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS/PUCPR), professor associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e membro Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS/UTFPR), professor convidado da FAE Business School na área de Gestão de Operações, membro da Diretoria da International Foundation for Production Research, editor associado da revista Engineering Management Journal (ASEM/Taylor and Francis/USA), membro do corpo editorial da revista Produção online e membro do conselho científico da revista Produto e Produção, avaliador de projetos da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e da Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, avaliador 'ad hoc' das revistas GEPROS, Sistemas & Gestão, Produção online, Produção e Brazilian Journal of Operations and Prodution Management, e das revistas internacionais International Journal of Production Economics (Elsevier/Science Direct), Journal of Clean Production (Elsevier/Science Direct), Industrial Management and Data Systems (Emerald), International Journal of Productivity and Performance Management (Emerald), Management Research Review (Emerald), International Journal of Production Research (Taylor and Francis), IMA Journal of Management Mathematics (Oxford University Press), Engineering Management Journal (ASEM/Taylor and Francis), Latin American Business Review (Taylor and Francis), Management Decision (Emerald), Journal of Manufacturing Technology Management (Emerald), International Journal of Production and Operations Management (Emerald), and International Journal of Management Reviews (Wiley), Resources, Conservation and Recycling Journal (Elsevier), Journal of Knowledge Management (Emerald), Production Planning and Control (Taylor and Francis). Desenvolve pesquisas nas áreas de Engenharia de Produção e Sistemas e Gestão de Operações, especificamente em temas relacionados a: estratégia de operações, gestão estratégica de desempenho, projeto organizacional de sistemas de produção, gestão estratégica do conhecimento, operações sustentáveis, performance analytics e transformação digital.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Alves dos Anjos Almeida, M. C., Márcio Oliveira Sant’Anna, Ângelo ., & Pinheiro de Lima, E. (2021). Internacionalização no Ensino Superior e o Brasil como Case Study. Administração: Ensino E Pesquisa, 22(1). https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1939

Edição

Seção

Artigos