FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA: EXPERIÊNCIA NA ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Hong Yuh Ching Centro Universitário da FEI. São Bernardo do Campo/SP.
  • Edson Coutinho da Silva Centro Universitário da FEI. São Bernardo do Campo/SP.
  • Paulo Henrique Trentin Centro Universitário da FEI. São Bernardo do Campo/SP.

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n4.2

Palavras-chave:

competências, projeto pedagógico, pedagogia das competências, formação por competência

Resumo

O artigo tem como objetivo relatar a experiência na estruturação do projeto pedagógico por competência em um curso de Administração. Para o desenvolvimento das habilidades e competências, foram consideradas as constantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da Resolução 04/2005, na Pesquisa Nacional do Conselho Federal de Administração e Conselho Regional da Administração (CFA/CRA) de 2011 e nos materiais de uma consultoria. Para atender aos objetivos, a pesquisa foi definida, com relação aos fins, como sendo descritiva, e com relação aos meios, como sendo uma pesquisa ação. A estratégia de abordagem é o estudo de caso. Este artigo propõe um roteiro para implantação de um Projeto Pedagógico de Curso (PPC) baseado em formação por competências ou pedagogia das competências e aprendizagem significativa, a partir de uma situação empírica. Constatou-se que qualquer futura implantação de uma nova proposta pedagógica por competência necessitará de uma mudança de mentalidade e paradigma do coordenador do curso, do seu corpo docente, dos alunos e, ainda, da IES para a consecução da formação dos alunos. Esta experiência visa contribuir para o estado da arte de administrar e educar, tendo em vista uma educação sólida, eficaz para atender aos interesses das organizações que contratarão esses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hong Yuh Ching, Centro Universitário da FEI. São Bernardo do Campo/SP.

Doutor em Engenharia pela Unicamp. Áreas de interesse em pesquisa: Finanças, Sustentabilidade e Gestão de Risco Corporativo.

Edson Coutinho da Silva, Centro Universitário da FEI. São Bernardo do Campo/SP.

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Áreas de interesse em pesquisa: Marketing, Gestão de Projetos e Gestão Pública.

Paulo Henrique Trentin, Centro Universitário da FEI. São Bernardo do Campo/SP.

Doutor em História da Ciência pela PUC/SP. Áreas de interesse em pesquisa: História da Ciência, Educação Matemática e Uso de Tecnologias.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

Ching, H. Y., Silva, E. C. da, & Trentin, P. H. (2014). FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA: EXPERIÊNCIA NA ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 15(4), 697–727. https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n4.2

Edição

Seção

Artigos