Casos de ensino: uma revisão sistemática das publicações na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (2011-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n3.2097

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar o periódico brasileiro que mais publicou casos para ensino entre 2011 e 2020 e analisar características dessas publicações. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura com casos de ensino veiculados em periódicos indexados a biblioteca eletrônica SPELL e, após considerar o protocolo da pesquisa, a amostra foi composta por 35 casos para ensino publicados na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). Além de identificar o periódico mais proeminente na publicação de casos, a pesquisa indicou: a quantidade de casos publicados por ano; as palavras-chaves mais recorrentes; redes de coautoria e autores em destaque; mapeamento das áreas contempladas nos casos; e temas. Os resultados indicam que três grandes áreas concentram maior volume de casos: finanças, estratégia em organizações e gestão de pessoas e relações de trabalho, e uma dispersão dos temas contemplados, sinalizando tendências e lacunas que podem ser preenchidas com a elaboração de novos casos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silas Dias Mendes Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando (UFMG), Mestre (UFMG) e Bacharel (UESC) em Administração. É pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Pessoas e Organizações (NECOP/UFMG). Líder do tema Gestão de Pessoas EnANGRAD (2020-2021). Líder do tema Sentidos e significados do trabalho na contemporaneidade: desafios gerais e locais no desenvolvimento do tema, EnANPAD, 2021

Thais Pinto da Rocha Torres, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Estudo Organizacionais, Trabalho e Pessoas. Mestra em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atuou como bolsista do Programa de Iniciação à Pesquisa da Universidade Federal de Ouro Preto (PIP - UFOP). Atualmente, é pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Pessoas e Organizações (Necop - UFMG) e do Núcleo de Estudos em Comportamento Humano nas Organizações, da Universidade Federal de Ouro Preto.

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Costa, S. D. M., & Torres, T. P. da R. (2021). Casos de ensino: uma revisão sistemática das publicações na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (2011-2020). Administração: Ensino E Pesquisa, 22(3). https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n3.2097