AFAGU, servindo na morte e na vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n3.2110

Resumo

O presente trabalho descreve a trajetória da empresa Funerária Anjo da Guarda, carro-chefe do Grupo Cordeiro de Freitas. Trata-se de um caso para ensino que apresenta as estratégias de expansão e atuação definidas durante 24 anos de existência da empresa, e as perspectivas de futuro desta, a partir da visão de Miguel, diretor do departamento comercial e marketing do grupo. Entre necessidades que privilegiam o momento da morte ou os cuidados com a vida, seus clientes se beneficiam com trocas concretizadas por diversos serviços e a empresa mostra-se atenta às oportunidades de mercado, estando presente em alguns estados do Nordeste brasileiro. Para a elaboração deste caso, os autores realizaram entrevistas com os principais gestores da organização para a obtenção de dados primários. Também buscou-se dados secundários sobre as informações aqui relatadas em sites, redes sociais, filmes, vídeos e trabalhos acadêmicos. Busca-se, a partir deste trabalho, promover discussões e reflexões sobre ambiente e estratégias de marketing, contribuindo para o entendimento de tais conceitos em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brena Carolina de Oliveira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pós-graduanda no curso de Especialização em Docência na Educação Profissional do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB 2020), com ênfase em Marketing e Sociedade. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Cariri (UFCA-2018). É docente no curso de Administração da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS-UFRN) e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC-UFCA), grupo este certificado pelo CNPq. Tem interesse nas áreas de Marketing, Comportamento do Consumidor, Consumer Culture Theory, Pesquisa Qualitativa, Casos para Ensino.

Halana Adelino Brandão, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Professora no Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2008). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2005). Professora com experiência na área atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Consumo, Serviços, Gastronomia, Pesquisa Qualitativa, Caso para Ensino.

Antonio Messias Valdevino, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB-2019), com ênfase em Marketing e Sociedade. Especialista em Gestão, Marketing e Comunicação Empresarial pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN-2017). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Cariri (UFCA-2016). É membro do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC-UFCA), com pesquisas nas áreas de Ensino e Pesquisa em Administração e Consumo. Tem interesse nas áreas de Marketing, Ensino de Marketing em Administração, Comportamento do Consumidor, Cultura e Consumo e Ciência de dados aplicada a Negócios.

Thiago Assunção de Moraes

Mestre em Administração/UFPB

Doutorando/UFPB

Publicado

2021-12-28

Como Citar

de Oliveira Silva, B. C., Adelino Brandão, H. ., Messias Valdevino, A. ., de Moraes, T. A., & Pereira, R. de C. de F. (2021). AFAGU, servindo na morte e na vida. Administração: Ensino E Pesquisa, 22(3). https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n3.2110