“Como uma pedra a rolar”: de ‘bico’ à profissionalização da GEOFORTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n1.2327

Resumo

O presente caso conta a história da GeoFortes, uma empresa de consultoria ambiental e geológica. Objetiva colocar o discente como tomador de decisão em uma empresa do segmento ambiental. O empreendimento está em um momento de expansão e necessidade de profissionalizar o negócio, melhorando a comunicação e organização das atividades desenvolvidas pelos sócios. O caso é narrado de acordo com os dados coletados em entrevistas sobre a situação que a empresa vive. As situações vivenciadas pelos dirigentes, juntamente com as teorias relacionadas, servirão de base para a análise dos fatos, direcionando as possibilidades de solução do problema. A análise do caso contribuirá para que o aluno se aproxime de uma situação profissional e aplique os conceitos relacionados à profissionalização de uma pequena empresa, considerando as particularidades das MPEs e dos empreendedores. O caso pode ser aplicado às disciplinas de Empreendedorismo, Gestão de Pequenas Empresas nos cursos de graduação e pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Passos Fortes, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA / Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutorando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Goiás (PPGADM/UFG). Graduação (2011) e mestrado em Administração pelo Programa de pós-graduação em Administração (2017) da Universidade Federal de Sergipe em 2017 (PROPADM/UFS). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e membro pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Goiás (LAPEI/UFG). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em pequenas empresas, empreendedorismo e inovação. Atua principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, inovação, micro e pequenas empresas, inovação na pequena empresa e consultoria organizacional.

Diná Vieira de Matos, Centro Universitário Estácio de Goiás, FESGO, Brasil

Mestra em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Pós-Graduada em Gestão Empresarial pela Faculdade São Luís de França (2014). Graduada em Administração pela FACULDADE ESTÁCIO DE SERGIPE (2011). Atua como docente na Faculdade Estácio de Sá de Goiás/GO. Possui experiência na área de Administração, Empreendedorismo, Inovação e Gestão Empresarial. Entre abril/2012 e julho/2018 atuou no SEBRAE/SE nos projetos Agentes Locais de Inovação (ALI) e Programa Negócio a Negócio. Possui interesse em pesquisa nos seguintes temas: Empreendedorismo Feminino, Ecossistema Empreendedor, Universidades Empreendedoras, Inovação e Propriedade Intelectual. (Texto informado pelo autor)

Maria Salete Batista Freitag, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG

Professora Associada II da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá - RJ, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com período Sanduiche na Universidade de Aveiro Portugal. Atualmente é professora da graduação e do PPGADM /UFG Programa de Pós-Graduação em Administração, nível de mestrado e de doutorado, vinculada à linha Estratégia, Empreendedorismo e Inovação, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Aprendizagem nas Organizações. Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa ? ANPAD foi líder do tema Ação Docente e Ambiente de Aprendizagem da Divisão EPQ. É membro da comissão científica do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ). Teve projetos aprovados em Editais Científicos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) Tem experiência de Gestão e ensino na área de Gestão de Pessoas. Na pesquisa tem como área de interesse a aprendizagem nas organizações.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Fortes, G. P., Matos, D. V. de, & Freitag, M. S. B. (2023). “Como uma pedra a rolar”: de ‘bico’ à profissionalização da GEOFORTES. Administração: Ensino E Pesquisa, 24(1). https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n1.2327

Edição

Seção

Casos de Ensino