Quo Vadis Epistemologia da Administração? Percurso atual e alguns direcionamentos futuros
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n2.2477Resumo
O objetivo deste trabalho é traçar um panorama da produção científica sobre epistemologia da administração nos últimos cinco anos a partir dos índices bibliométricos e da análise de citações e co-citações. Trata-se de uma pesquisa que utiliza a combinação da análise bibliométrica com a análise de conteúdo. Como principais resultados nota-se que autores brasileiros são produtores expoentes em epistemologia da administração no mundo, mas com pouca articulação internacional. Percebe-se, que áreas da administração como empreendedorismo e marketing estão buscando consolidação teórica em seus temas de pesquisa. A necessidade de aproximar a produção teórica em Administração das práticas de gestão também emerge dos achados. O estudo ainda apresenta o core das referências utilizadas nas pesquisas em epistemologia em administração. Como contribuição, oferece-se uma perspectiva sobre como caminham os estudos acerca desse tema no mundo, destacando o papel dos pesquisadores brasileiros, bem como, salientando a importância do tema no que tange ao rigor teórico/científico e a reflexividade necessária a uma ciência que não quer caminhar periférica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Professor , Pedro Jaime, Oseas Xavier Neto , Maxwel Azevedo-Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.