A Banalização do Trabalho Docente: Desafios dos Professores no Curso de Administração
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n3.2571Resumo
O ensaio teórico investiga os desafios enfrentados pelos professores do curso de Administração, com a precarização do trabalho docente, a banalização de suas funções e o impacto na qualidade do ensino e no bem-estar dos profissionais da área. No ensino superior, particularmente, são marcantes as mudanças nas condições de trabalho dos professores, os quais enfrentam a desvalorização, com práticas que intensificam a precarização e fragmentação do seu trabalho. Contexto que banaliza seu papel, afeta sua identidade ocupacional e a qualidade do ensino ofertado. Pela análise revela-se que a intensificação do uso de tecnologias, a sobrecarga de trabalho, a falta de reconhecimento institucional e as políticas educacionais focadas em produtividade convergem para a precarização da atividade docente, afetando sua saúde mental e motivação. A ampliação do ensino remoto exacerba a desumanização da relação professores-alunos e a percepção de desvalorização, padronização e banalização do trabalho docente. Fatores que refletem uma crise mais ampla na educação superior, comprometendo o bem-estar dos professores e a qualidade do ensino ofertado. Para inverter esse quadro, as instituições de ensino e Estado devem atuar conjuntamente, revendo políticas, centralizando-se na valorização dos professores como agentes transformadores.
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Copyright (c) 2025 Paula Caldas Brognoli, Melissa Bertolini Rodrigues, Anna Beatriz Niteroi Pedrol Martins de Souza

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