PÓS-DOUTORADO NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL - PERFIL E CONFIGURAÇÃO

Publicado
2013-12-31
Palavras-chave: produção acadêmica, formação de professores, administração

    Autores

  • Diego Maganhotto Coraiola Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR
  • Marystela Assis Baratter Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PRl
  • Adriana Roseli Wünsch Takahashi Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR
  • Márcia Ramos May Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

Resumo

Neste artigo, o foco recai sobre a qualificação dos professores, em seu percurso profissional, por meio da realização de pós-doutorado. Destaca-se que pesquisas a respeito dessa forma de qualificação ainda são escassas. Este artigo tem, portanto, o propósito de investigar o perfil e a atual configuração de professores atuantes nos Programas de Pós-Graduação em Administração stricto sensu qualificados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em níveis 5, 6 e 7, que realizaram pós-doutorado. No trabalho desenvolvido por Castro, Porto e Júnior (2009), os autores argumentam que a dinâmica do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia apresenta uma dependência de atualização e uma crescente necessidade de prontidão dos docentes atuantes em pesquisa na pós-graduação brasileira. Na pesquisa descritiva foram identificados os docentes que haviam realizado pelo menos um pós-doutorado. Consideraram-se os dados relativos ao triênio 2007-2009. Verificou-se a configuração por meio de gênero, ano de realização do pós-doutorado, se a instituição é nacional ou estrangeira; instituição de origem do pós-doutorado e quanto tempo após o doutorado realizou o pós-doutorado. Por fim, delineou-se uma agenda de estudos com vistas à continuidade da exploração do tema.

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Como Citar
Coraiola, D. M., Baratter, M. A., Takahashi, A. R. W., & May, M. R. (2013). PÓS-DOUTORADO NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL - PERFIL E CONFIGURAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 14(4), 725-758. https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n4.50