Nas sombras do Grupo Galpão: a experiência da aplicação do <i>shadowing</i> para compreender o <i>organizing</i>

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n3.544

Palavras-chave:

Shadowing, Organizing, Prática de pesquisa

Resumo

O shadowing é uma técnica de pesquisa qualitativa raramente utilizada na pesquisa em organizações. Essa técnica consiste no acompanhamento de uma pessoa durante o seu dia de trabalho, por um extenso período de tempo, no tempo de suas atividades e interações diárias, de modo a colher informações que são registradas no diário de campo, podendo, ainda, o pesquisador utilizar outros recursos. Neste artigo, o objetivo foi relatar a experiência da aplicação da técnica shadowing como modo de pesquisa no campo dos estudos organizacionais. Para tanto, registrou-se a experiência de uma das autoras no acompanhamento de um grupo de teatro com o objetivo de compreender o modo pelo qual as organizações são criadas e recriadas a partir das práticas constantes e do resultado de processos, o que contribui para o conhecimento sobre o modo como as organizações acontecem, e não como elas simplesmente são. Apresenta-se a experiência com a aplicação da técnica considerando as bases conceituais do shadowing, a fase da preparação, o acompanhamento e as recomendações práticas para a aplicação da técnica. Ao fazer isso, aponta-se para o potencial dessa técnica na contribuição da pesquisa organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Míriam de Castro Possas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Mestre em Administração pela UFU.

Áreas de interesse em pesquisa: Estudos Organizacionais.

Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Doutora em Administração com foco em Estudos Organizacionais pela FGV/EAESP.

Áreas de interesse em pesquisa: Estudos Organizacionais.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Possas, M. de C., & Medeiros, C. R. de O. (2017). Nas sombras do Grupo Galpão: a experiência da aplicação do <i>shadowing</i> para compreender o <i>organizing</i>. Administração: Ensino E Pesquisa, 18(3), 624–654. https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n3.544