PRESENCIAL OU A DISTÂNCIA: A MODALIDADE DE ENSINO INFLUENCIA NA APRENDIZAGEM?

Autores

  • Luis Felipe Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS
  • Renata Czykiel Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS
  • Paola Schmitt Figueiró Universidade Federal do Rio Grande do SulPorto Alegre/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n2.67

Palavras-chave:

Administração, ensino, ensino presencial, Educação a Distância

Resumo

A Educação a Distância (EaD), modalidade de ensino em que o processo de aprendizagem ocorre sem a presença física e por meio de tecnologias da informação e comunicação, é a que mais cresce no Brasil. Com o objetivo de verificar a influência da EaD na aprendizagem dos alunos, foi realizado um experimento com duas turmas de uma disciplina do curso presencial de Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo uma turma presencial e outra totalmente a distância. Por meio do desempenho em tarefas individuais e em grupos, prova e participação em aula, foi verificado que as duas turmas obtiveram resultados semelhantes, sendo que, na maioria dos itens avaliados, os alunos da turma a distância apresentaram melhor desempenho. Então, apesar do preconceito e da baixa valorização que ainda existem em relação à EaD pelo público em geral, alunos e professores, ela pode representar uma opção de ensino que traz os resultados desejados. Constatou-se, por meio das opiniões dos alunos e ao longo do andamento das aulas, que o sucesso no ensino-aprendizagem ao utilizar a EaD depende da exploração e do apropriado uso dos recursos virtuais e das ferramentas disponíveis, assim como do incentivo à participação e da contínua busca por aprimoramento das técnicas e metodologias utilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Felipe Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

Doutor em Economia e Meio Ambiente pela Universität Gesamthochschule Kassel  Áreas de interesse em pesquisa: Educação para a Sustentabilidade, Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social Corporativa

Renata Czykiel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRGS. Áreas de interesse em pesquisa: Ensino em Administração, Sustentabilidade e Educação para a Sustentabilidade

Paola Schmitt Figueiró, Universidade Federal do Rio Grande do SulPorto Alegre/RS – Brasil

Mestre em Administração pela UFRGS. Áreas de interesse em pesquisa: Educação para a Sustentabilidade, Gestão Ambiental e Logística Reversa

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Nascimento, L. F., Czykiel, R., & Figueiró, P. S. (2013). PRESENCIAL OU A DISTÂNCIA: A MODALIDADE DE ENSINO INFLUENCIA NA APRENDIZAGEM?. Administração: Ensino E Pesquisa, 14(2), 311–341. https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n2.67

Edição

Seção

Artigos