COMPARANDO OS RESULTADOS DO ENADE 2009 POR NÚMERO DE INSTITUIÇÕES E NÚMERO DE ESTUDANTES: COMO ANDA O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO?

Publicado
2013-03-31
Palavras-chave: avaliação, universidade, curso de Administração

    Autores

  • Alexandre Mendes Nicolini Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro/RJ
  • Rui Otávio Bernardes de Andrade Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro/RJ
  • Adriana Amadeu Garcia Torres Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Resumo

O objetivo deste artigo é comparar o desempenho acadêmico de universidades, centros universitários e faculdades, públicas e privadas, por tipo de instituição de ensino superior e pelo número de estudantes nelas matriculados, com base na performance dos seus egressos. Para tanto, a pesquisa analisou e categorizou os microdados gerados pelo Exame Nacional de Desempenho (Enade) de 2009, realizado pelo inep, valendo-se dos documentos oficiais e dos artigos sobre o tema para descrever e explicar os resultados do processo avaliativo. As conclusões mostraram que universidades são melhores que centros universitários e faculdades, que instituições públicas não são sempre as melhores, e que o crescimento do número de estudantes em universidades particulares promete impactos positivos no desempenho dos profissionais que ingressarão no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Nicolini, A. M., Andrade, R. O. B. de, & Torres, A. A. G. (2013). COMPARANDO OS RESULTADOS DO ENADE 2009 POR NÚMERO DE INSTITUIÇÕES E NÚMERO DE ESTUDANTES: COMO ANDA O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO?. Administração: Ensino E Pesquisa, 14(1), 161-196. https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n1.76