COMPARANDO OS RESULTADOS DO ENADE 2009 POR NÚMERO DE INSTITUIÇÕES E NÚMERO DE ESTUDANTES: COMO ANDA O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO?
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n1.76Palavras-chave:
avaliação, universidade, curso de AdministraçãoResumo
O objetivo deste artigo é comparar o desempenho acadêmico de universidades, centros universitários e faculdades, públicas e privadas, por tipo de instituição de ensino superior e pelo número de estudantes nelas matriculados, com base na performance dos seus egressos. Para tanto, a pesquisa analisou e categorizou os microdados gerados pelo Exame Nacional de Desempenho (Enade) de 2009, realizado pelo inep, valendo-se dos documentos oficiais e dos artigos sobre o tema para descrever e explicar os resultados do processo avaliativo. As conclusões mostraram que universidades são melhores que centros universitários e faculdades, que instituições públicas não são sempre as melhores, e que o crescimento do número de estudantes em universidades particulares promete impactos positivos no desempenho dos profissionais que ingressarão no mercado de trabalho.
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