REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUSTENTABILIDADE: O SIGNIFICADO DO TERMO PARA ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Fátima Regina Ney Matos Universidade de Fortaleza, Fortaleza/CE
  • Ana Silvia Rocha Ipiranga Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza/CE.
  • Diego de Queiroz Machado Universidade de Fortaleza, Fortaleza/CE.
  • Germana Ferreira Rolim Universidade Federal do Ceará, Quixadá/CE.
  • Rafaella Alves Medeiros Alvarenga Universidade de Fortaleza, Fortaleza/CE.

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n4.79

Palavras-chave:

desenvolvimento sustentável, representações sociais, teste de evocação de palavras.

Resumo

Considerando as atuais discussões sobre sustentabilidade, desenvolvimento, desenvolvimento sustentável e tendo como base a abordagem da teoria das representações sociais, o objetivo desse estudo foi identificar os significados da palavra sustentabilidade para alunos do curso de administração de uma Instituição de Ensino Superior pública.O intuito consistiu em evidenciar as representações sociais que a ela subjazem ou dela decorrem, identificando seus significados com base na determinação do núcleo central e sistema periférico e relacionando-os às dimensões sociais, econômicas, ecológicas, espaciais e culturais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, sendo o universo formado por 132 alunos matriculados no curso de administração de empresas de uma universidade pública de Fortaleza, utilizando-se o critério de acessibilidade. A técnica de coleta utilizada foi o teste de evocação de palavras e a palavra indutora foi sustentabilidade. Dessa forma, pôde-se constatar a permanência da representação da sustentabilidade, nucleada basicamente no meio ambiente. Este achado confirma o pressuposto inicial de que permanece o significado naturalista do conceito, de certa forma dissociado das demais dimensões do desenvolvimento sustentável.

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Biografia do Autor

Fátima Regina Ney Matos, Universidade de Fortaleza, Fortaleza/CE

Doutora em Administração de Empresas pela UFPE,
Áreas de interesse em pesquisa: Arranjos produtivos, Desenvolvimento local e
Desenvolvimento sustentável.

Ana Silvia Rocha Ipiranga, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza/CE.

Doutora em Psicologia do Trabalho e da Organização pela Universita degli Studi di Boligna – Itália,
Áreas de interesse em pesquisa: Aprendizagem, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Diego de Queiroz Machado, Universidade de Fortaleza, Fortaleza/CE.

Mestre em Administração de Empresas pela UECE,
Áreas de interesse em pesquisa: Gestão da Inovação, Aprendizagem Organizacional,
Desenvolvimento Sustentável e Filosofia do Conhecimento Científico.

Germana Ferreira Rolim, Universidade Federal do Ceará, Quixadá/CE.

Mestre em Administração de Empresas pela UECE,
Áreas de interesse em pesquisa: Empreendedorismo e Estratégia.

Rafaella Alves Medeiros Alvarenga, Universidade de Fortaleza, Fortaleza/CE.

Mestre em Administração pela UNIFOR,
Áreas de interesse em pesquisa: Administração, APL, Sustentabilidade.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

Matos, F. R. N., Ipiranga, A. S. R., Machado, D. de Q., Rolim, G. F., & Alvarenga, R. A. M. (2012). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUSTENTABILIDADE: O SIGNIFICADO DO TERMO PARA ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(4), 707–734. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n4.79

Edição

Seção

Artigos