O Uso da Triangulação em Teses e Dissertações de Programas de Pós-Graduação em Administração no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n2.853

Palavras-chave:

Triangulação, Métodos de Pesquisa, Pesquisa Qualitativa

Resumo

O uso da triangulação em estudos qualitativos na área da Administração tem sido visto como um procedimento relacionado ao rigor metodológico e incremento da qualidade de pesquisas, incluindo teses e dissertações. Não obstante, devido às diversas possibilidades de empregá-la, a concepção e prática da triangulação aparentam ainda não estar completamente compreendidas. Neste sentido, este estudo teve como objetivo identificar, analisar e exemplificar o uso da triangulação em teses e dissertações da área da Administração no Brasil. Com base nos trabalhos encontrados no banco de teses e dissertações da CAPES, foi realizada a análise dos trabalhos, buscando identificar as metodologias empregadas nos estudos e, posteriormente, analisar e exemplificar a utilização dos diferentes tipos de triangulação nas pesquisas encontradas. Os resultados demonstram ser possível encontrar, no escopo de teses e dissertações brasileiras da área da administração, a utilização de todas as tipologias (entre métodos, intra-método, de dados, de teorias e de pesquisadores) presentes na literatura, com predomínio da triangulação entre métodos. Por outro lado, identificou-se uso escasso da triangulação de teorias. Conclui-se que a triangulação é um procedimento que tem contribuído com o rigor científico, em teses e dissertações, e possibilitado a ampliação do entendimento de diversos temas e fenômenos na área da Administração no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Ribeiro Cárdenas, Instituto Federal de Santa Catarina, Gaspar, SC

Mestre em Administração pela UDESC.

Áreas de interesse em pesquisa: Educação empreendedora; Ensino e Pesquisa em Administração.


Tiago da Costa, Universidade Federal da Fronteira Sul, Laranjeiras do Sul, PR

Mestre em Administração pela UDESC.
Áreas de interesse em pesquisa: Desenvolvimento Territorial; Sustentabilidade; Inovação Social.

Graziela Dias Alperstedt, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC.

Áreas de interesse em pesquisa: Organizações, Sustentabilidade e Inovação Social; Ensino e Pesquisa em Administração.


Simone Ghisi Feuerschütte, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC.

Áreas de interesse em pesquisa: Subjetividade nas Organizações; Gestão de Pessoas e Comportamento Humano nas Organizações; Métodos Qualitativos em Administração.


Downloads

Publicado

2018-05-01

Como Citar

Cárdenas, A. R., da Costa, T., Alperstedt, G. D., & Feuerschütte, S. G. (2018). O Uso da Triangulação em Teses e Dissertações de Programas de Pós-Graduação em Administração no Brasil. Administração: Ensino E Pesquisa, 19(2), 243–276. https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n2.853

Edição

Seção

Artigos