A COMPARAÇÃO DOS PROCESSOS DE ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO E DE ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO EM DUAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E DUAS ESTRANGEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n3.134Palavras-chave:
gestão acadêmica, abordagem interpretativa, profissionalização, ensino de administraçãoResumo
Esta investigação desenvolve estudo exploratório descritivo sobre o ensino de administração em quatro universidades, duas brasileiras e duas estrangeiras. Caracteriza as atividades relacionadas à gestão acadêmica e organizacional do ensino nessas universidades. O procedimento metodológico de pesquisa fundamenta-se em abordagem interpretativa, envolvendo estudantes, professores e gestores universitários que conhecem ambas as realidades envolvidas na investigação e levando-se em conta apenas as informações da pesquisa consideradas como unânimes pelos participantes. Compreendeu-se, pelos indícios, que o ensino de administração nas duas universidades brasileiras é percebido por cometer falha significativa nos processos pesquisados, comprometendo, inclusive, o preparo na profissionalização dos alunos. Verifica-se, portanto, a necessidade de repensar a institucionalização e os diferentes papéis da gestão acadêmica, principalmente no que diz respeito não apenas ao conteúdo e aos processos de ensino, mas também à dinâmica da estrutura acadêmica e da avaliação
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.